Por: Ricardo Daniel Treis | 12/11/2010

Jaraguá do Sul é sede do 22º Encontro Nacional de Veteranos da FEB, que inicia neste sábado (13), com solenidade de abertura marcada para as 9 horas, no Grande Teatro da Scar, e encerra na segunda-feira (15), por volta das 12 horas, quando está previsto um almoço de confraternização. Promovido pela Associação Nacional dos Veteranos da FEB e pela prefeitura jaraguaense, por meio da Fundação Cultural/JS, o evento reúne 300 participantes oriundos de diversos municípios de Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Maranhão.

Apresentações culturais, palestras, debates, desfile cívico e Exposição de Viaturas Militares Antigas integram programação do encontro, que está disponível neste site.

DESFILE
– No último dia do evento, 15 de novembro – quando é comemorada a Proclamação da República –, está programada uma sessão cívica, às 9 horas, em frente ao Monumento da FEB de Jaraguá do Sul, na Praça do Expedicionário. Na sequência, por volta das 10 horas, acontece o desfile cívico na Avenida Getúlio Vargas, com os seguintes participantes: veteranos da FEB; banda de música, Estado Maior, guarda bandeira, bandeiras históricas, companhia de fuzileiros e 12 viaturas do 62º Batalhão de Infantaria; representantes da Força Aérea Brasileira (FAB), viaturas da Polícia Militar, veteranos do Canal de Suez, guarda mirim, alunos da Emef Francisco Solamon, motos do 1º Batalhão do Exército (veteranos), viaturas antigas, Jeep Clube e Polentopeia. De acordo com os organizadores, durante o desfile, haverá um sobrevoo do avião Bandeirulha, que é utilizado pela FAB no monitoramento da costa marítima brasileira.

VIATURAS – A programação do evento também envolve o VI Encontro Brasileiro de Viaturas Militares Antigas, que inclui em sua agenda uma exposição, na Praça do Expedicionário, com cerca de 30 veículos militares – caminhões, jipes e ambulâncias entre eles – deslocados de Florianópolis. Pertencente ao acervo de membros da Companhia de Preservadores de Viaturas Militares Indestrutíveis, eles chegam em comboio no início da tarde desta sexta-feira (12), sendo alguns transportados em caminhão cegonha. Este encontro uma realização da Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares e da CPMVI.


Isso vai ser demais! Tô dendrs.

E tenho uma curiosidade bacana pra compartilhar, sabiam que o brasão da FEB foi desenhado por Disney? Semana que vem conto em post com detalhes.