…Mas é legal, olha só: dias 13, 14 e 15 de novembro deste ano irá acontecer em Jaraguá o 22º Encontro Nacional dos Veteranos da FEB. O evento terá palestras, debates e ações culturais, assim como um desfile na Getúlio Vargas.
E pra incrementar a situação, foi firmada parceria com o dono do Museu Particular da 2ª Guerra Mundial, em Palhoça, o ex-militar Dudevant Teixeira, que vai trazer pra cidade algumas viaturas militares usadas na ocasião.
A cobra vai fumar!
Aliás, sabe da onde veio essa expressão? Via Wikipédia, vai trecho que explica:
Tempos de Segunda Guerra Mundial(…) A pressão popular pela criação de uma força expedicionária torna-se concreta, mesmo contra a vontade de Vargas, que afirmara que o envio de tropas brasileira ocorreria quando “a cobra fumar”. Posteriormente, percebendo a crescente pressão interna (camadas médias urbanas) e externa (os Estados Unidos temiam uma possível desestabilização de poder no Brasil, não desejosa em tempos de guerra), Vargas cedeu, criando a Força Expedicionária Brasileira (FEB); cujo lema fora “A Cobra Vai Fumar”.
Dessa mesma época temos também o “Senta a pua!“, que era o grito de guerra do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira.

As mais lidas em Jaraguá do Sul nesse momento: