Por: João Marcos | 3 anos atrás

As relações familiares costumam ser intensas e sempre marcadas por sentimentos conflitantes. Entre pais e filhos, há sempre resquícios de alegrias, traumas, compaixão e tristezas. Nesse cenário, repleto de situações avassaladoras, é que o escritor João Chiodini construiu o romance ‘Os abraços perdidos’.

Foto Thays Magalhães/ Divulgação Editora da Casa

Com lançamento confirmado para sábado, dia 11, a partir das 10h, na Grafipel, em Jaraguá do Sul, o livro trata do delicado relacionamento dos personagens Pedro e Antônio Carlos. “Quero colocar o leitor diante do conflito de uma pessoa que não consegue dar um passo para frente. O Pedro é tão rancoroso com próprio pai que não tem a capacidade de olhar adiante e se torna prisioneiro da própria mágoa”, destaca o autor.

Iniciada em 2011, a narrativa passou por diversas adaptações até chegar à versão final. Segundo Chiodini, só depois de vários meses de elaboração é que a história começou a tomar forma. “Tentei fazê-la toda em terceira pessoa, mas, imediatamente, percebi que não funcionaria. Recomecei o texto em primeira pessoa, que também não ficou como eu pretendia. Foi então que decidi mesclar as duas formas narrativas, alternadas entre os capítulos”, explica.

Em cerca de 120 páginas, o escritor percorre as mais dolorosas e surpreendentes memórias de Pedro relacionadas ao pai. Durante todo o livro, a vida do personagem principal é contada por ele mesmo. Dessa maneira, o autor envolve o leitor e o faz ter a sensação de estar ouvindo o personagem contar a própria trama. Por isso também, conforme Chiodini, a narrativa segue coloquial e o mais próximo possível da oralidade.

abraços perdidos

Com ‘Os abraços perdidos’ finalizado, ele começa a trabalhar no segundo romance da carreira. “Esse livro passou tanto tempo me assombrando e, agora, acho que é hora de incomodar outras pessoas. Já iniciei a pesquisa que servirá de base para a próxima narrativa”, comenta. De acordo com o escritor, a história será ainda mais densa. Porém, diferente do romance que chega às mãos dos leitores, este vai girar em torno de duas mulheres e contará com apenas um personagem masculino.

O livro ‘Os abraços perdidos’ está à venda na Grafipel, em Jaraguá do Sul. A publicação é comercializada ao preço de R$ 30.