Por: Ricardo Daniel Treis | 24/08/2015

IMG_4442

O projeto “Transformando o meu e o seu mundo através da leitura” está envolvendo cada vez mais alunos, professores e comunidade da Escola Alberto Bauer, no bairro Czerniewicz. A idealizadora do projeto, a professora de ensino fundamental Margarete Rosa, contabiliza que aproximadamente 800 pessoas entre comunidade escolar e sociedade estão envolvidos com a causa. Um dos objetivos do projeto é fazer os alunos pensarem sobre a real função da leitura, que não é somente a de descobrir palavras, frases e textos. “Ela alimenta a alma, ela nos faz viajar por outras culturas, estimula nossa criatividade”, complementa a professora.

Dentre as culturas pesquisadas através da leitura, com os alunos de 2º ano da escola, está a africana, com suas realidades de pobreza e falta de condições para a educação. Foi aí que surgiu a ideia, entre os alunos, de enviar para a África livros arrecadados por eles.

“As crianças daqui querem que as crianças de lá também possam alimentar a alma, a criatividade, o mundo da imaginação”, conta Margarete.

Para isso, dependem de doações de livros e contam com a participação de todos os jaraguaenses. Margarete explica que são aceitas doações de todos os gêneros literários e para todas as faixas etárias, pois o projeto se estende também aos pais de alunos e à comunidade em geral. “Teremos locais fora da escola para que as pessoas possam ter acesso aos livros e levá-los para casa sem nenhum custo. Com isso, formaremos uma corrente de leitura. Acredito, como Mário Quintana, que o livro não muda o mundo, mas muda as pessoas. E as pessoas mudam o mundo”, cita Margarete. Também faz parte do projeto a visita a instituições como asilo, hospital e creche para que as crianças da escola realizem contação de histórias para esses públicos.

Doações de qualquer tipo de livro podem ser levadas até a Escola Alberto Bauer, Rua Guanabara, 500, Czerniewicz, de preferência até a primeira semana de setembro. Mais informações pelo telefone da escola, (47) 3275-2129, ou pelo e-mail eabauer@terra.com.br. Há a possibilidade de a escola buscar a doação.


Fonte: Prefeitura Municipal