Por: Anderson Kreutzfeldt | 3 anos atrás
(Divulgação Sedef/PMJS)

(Divulgação Sedef/PMJS)

Três técnicos da Secretaria Municipal da Defesa Civil (Sedef) da Prefeitura de Jaraguá do Sul seguiram na manhã desta terça-feira para a cidade de Lages. O objetivo é auxiliar no atendimento às vítimas da calamidade que se abateu na cidade serrana devido ao forte temporal de granizo ocorrido ontem (13) e que afetou mais de 100 mil pessoas com sérios danos a veículos e imóveis.

Além dos profissionais, a Sedef enviará também lonas e cobertores para aquele município. “É uma situação muito complicada. Por isso, atendendo a um pedido da Defesa Civil Estadual estamos seguindo para lá para ajudar no que for necessário”, adiantou o diretor da Sedef, Maicon Leandro da Costa. Segundo ele, dois engenheiros da secretaria também viajarão para Lages nesta quarta-feira.

Previsão do tempo – De acordo com o sistema de monitoramento meteorológico Epagri/Ciram da Defesa Civil do Governo do Estado nesta terça e na quarta-feira diminui a condição de temporais e granizo em Santa Catarina, permanecendo a previsão de chuva isolada no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte entre a tarde e noite, e na madrugada. A partir da quinta-feira a instabilidade aumenta devido ao calor e umidade, e voltam a ocorrer pancadas de chuva e temporais com ventania e granizo isolado.

Nos próximos dias (14 a 18/10) as temperaturas máximas devem variar entre 28 graus centígrados(°C) e 32°C no Estado, apresentando características de verão. No Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí, os dias 17 e 18 podem registrar temperatura acima de 35°C, como normalmente ocorre em condições pré-frontal (que antecede a passagem de frente fria).

Ressalta-se que na primavera as condições de tempo variam bruscamente, sendo de fundamental importância o acompanhamento diário da previsão de tempo e avisos.

Fontes: Release – Maicon Leandro da Costa – diretor da Defesa Civil da PMJS – 2106-8256 e Epagri/Ciram