Por: Gabrielle Figueiredo | 3 anos atrás

Segue artigo publicado por William Fritzke no site O Correio do Povo

Desde sexta-feira, dia 17, Jaraguá do Sul tem mais um “aliado” na segurança pública. A Central Regional de Emergências, localizada no 14° Batalhão, e que é ponto de monitoramento e controle das 60 câmeras distribuídas pela cidade, ganhou equipamentos novos.

Duas estações de monitoramento, que compreendem dois computadores completos (CPU, monitor, teclado, mouse), e um switch novo, foram comprados pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina.

monitoramento

Foto: William Fritzke/OCP

Segundo o responsável pela central de emergências, tenente Ariel Faes, com a chegada dos equipamentos haverá melhora significativa no desempenho do monitoramento das câmeras. “Agora nossos policias podem acompanhar a movimentação nas ruas e controlar o sentido e direção das câmeras sem delay (retardo de sinal), que até então existia e atrapalhava”.

O tenente destaca que existe, em fase de licitação, através de recursos de convênio firmado entre a Polícia Militar e a Prefeitura, duas câmeras de monitoramento que irão substituir as de dois pontos da cidade que não estão funcionando. Outra melhoria que está sendo providenciada é a instalação de um novo servidor. “Hoje nossas imagens ficam arquivadas por cerca de 10 dias, com um novo equipamento poderíamos ampliar esse prazo para até 60, facilitando ajudando até nas investigações da Polícia Civil e Judiciário” destaca Faes.

Solicitando imagens

Quem tiver comprovadamente a necessidade de obter as imagens para auxiliar na resolução de um crime ou acidente de trânsito, pode tirar as dúvidas ligando no 3276-9178.

Multa pelas câmeras?

Uma dúvida frequente é a da possibilidade de multas serem dadas pelas câmeras de monitoramento. Segundo o tenente Ariel Faes, essa possibilidade existe, porém, a rua precisa estar apontando, através de placas, que isso pode ocorrer.

Em Jaraguá do Sul, as notificações a motoristas infratores ainda não são realizadas pelas câmeras de monitoramento, porém, quando as irregularidades são constatadas, uma viatura é enviada para o local e realiza a autuação.