Por: Max Pires | 7 anos atrás

 

Iniciativa do Núcleo da Hospitalidade ACIJS-APEVI, o 1º Encontro do Turismo de Jaraguá do Sul pretende discutir as oportunidades para o desenvolvimento da atividade no município.

O evento ocorre nesta quinta-feira, dia 25, às 18h30min, e pretende reunir lideranças e empresários do setor em programação no CEJAS – Centro Empresarial. A participação é de graça, mas as vagas são limitadas e há necessidade de confirmação e retirada de credencial.

Informações e inscrições pelo telefone (47) 3275-7012 e pelo e-mail nucleos@acijs.com.br.

Um dos objetivos do evento é ampliar a divulgação do “Produto Turístico de Jaraguá do Sul” para empresas, comunidade local e à imprensa. Durante a programação, será apresentado o roteiro cultural que integra os “Caminhos de Jaraguá”, valorizando as colonizações alemã, italiana e húngara, os roteiros históricos, de aventura como vôo livre e de montanhismo, e de compras na região.

O Encontro de Turismo faz parte do conjunto de ações planejadas pelo grupo gestor do turismo formado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Conselho Municipal de Turismo, Gerencia de Turismo da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau e Núcleo da Hospitalidade ACIJS-APEVI.

A ação integra o Projeto Empreender Competitivo da FACISC – Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina e da CACB – Confederação das Associações Empresariais do Brasil, que contemplaram o Núcleo da Hospitalidade com verbas voltadas para ações do turismo e também com apoio dos empresários locais.

Conheça as rotas do turismo

Opção 1: Rota alemã

Roteiro pela região sul de Jaraguá do Sul, local onde as tradições das sociedades de tiro permanecem vivas através das festas de Rei do Tiro. Vivência étnica em visitas a arquitetura colonial, língua (dialeto alemão) e costumes, com destaque para busca do Rei. A saída ocorre do museu municipal com passagem pelos hotéis da região. Passagem pelos principais pontos históricos de Jaraguá do Sul e Visita ao Parque Malwee (almoço típico ou café típico).

Opção 2: Rota Húngara

Roteiro pela única comunidade húngara do sul do Brasil, cenário repleto de casas típicas, igrejas históricas e paisagem da serra do mar encantadora. Na localidade encontra-se os produtos típicos da cultura húngara, como pães, “cucas” e o famoso Strudel. Passagem pelos principais pontos históricos de Jaraguá do Sul e Visita ao Parque Malwee (Almoço típico ou café típico com degustação de Strudel).

Opção 3: Rota italiana

Roteiro pela região mais preservada do vale, o passeio ocorre por entre serras com mata atlântica preservada, cenários bucólicos com riachos e cachoeiras. Visita ao museu da colonização italiana e igrejas de beleza incomparável. No percurso são encontrados produtos coloniais como lingüiças e salames para compra. Passagem pelos principais pontos históricos de Jaraguá do Sul (almoço típico ou café típico).

Opção 4: Jaraguá do Sul / Parque Malwee – Compras e História

Com a melhor qualidade de vida do Estado Jaraguá do Sul é cidade de ruas limpas e população trabalhadora. Os museus remetem o visitante à historia de sucesso desta região. Visita a lojas de fábrica de malharias, além do mercado público municipal. O parque Malwee é um santuário ecológico com uma área de 1.500.000 m2, possui lagoas, museus, bosques e restaurantes. Passagem pelos principais pontos históricos de Jaraguá do Sul. (almoço típico ou café típico).