Por: Gabrielle Figueiredo | 03/11/2015

Promovido em cerca de 34 países, o Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), um curso de desenvolvimento gerencial para empreendedores.

No Brasil, o curso já capacitou cerca de 215 mil pessoas, em 9.100 turmas distribuídas pelos 27 estados. Todo ano, o Empretec capacita em torno de 10 mil participantes.

Tá bem, o curso é para empreendedores, mas quem pode participar dele?

Conforme Juliane Vieira, do Sebrae de Jaraguá do Sul, qualquer pessoa pode participar do Empretec, se estiver habilitada para o momento (confira como funciona o processo mais abaixo).

Por exemplo, você pode se inscrever para a capacitação se já tiver um projeto de negócio em fase de planejamento, ser empregado de uma outra empresa ou até já ser empresário. “Para quem tem empresa há anos e sente que precisa renovar o negócio, o curso também é uma boa opção”, comenta Juliane.

Empretec

Ao total, são 60h de capacitação em seis dias de imersão em que o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age.

O Empretec pode proporcionar aos seus participantes a melhoria no seu desempenho empresarial, maior segurança na tomada de decisões, a ampliação da visão de oportunidades, dentre outros ganhos, aumentando, assim, as chances de sucesso empresarial.

No site do Sebrae (acesse aqui) é possível encontrar mais informações sobre o Empretec.

Inscrições em Jaraguá do Sul

Interessados em participar das entrevistas de seleção a vagas para a próxima edição, que ocorrerá em janeiro de 2016, devem primeiro passar por uma entrevista gratuita, que será realizada entre os próximos dias 9 a 12 de novembro. Nesta entrevista, será feita uma análise do perfil do participante para identificar se este é o momento adequado para a realização do curso.

Inscrições devem ser feitas pelos telefones (47) 3371-7843, (47) 3275-7024, ou pelos e-mails capacitacao@apevi.com.br e zenilde@sc.sebrae.com.br ou julianelima@sc.sebrae.com.br.

Após a entrevista, o candidato recebe uma avaliação e pode confirmar inscrição para o curso a ser realizado de 25 a 30 de janeiro no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. O investimento no curso é de R$ 1.700,00, valor que pode ser pago em até seis vezes.

Brasil tem perfil empreendedor

Segundo o estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feito no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), três em cada 10 brasileiros entre 18 e 64 anos possuem seu próprio negócio ou estão planejando a sua criação.

O estudo aponta que nos últimos 10 anos, a taxa total de empreendedorismo no Brasil passou de 23% para 34,5%, levando o Brasil à liderança mundial. A pesquisa se baseia no número de empreendedores entre a população adulta. Na comparação mundial, a China fica em segundo lugar. Estados Unidos (20%), Reino Unido (17%), Japão (10,5%) e França (8,1%) também são citados no estudo.

O Empretec é uma iniciativa mundial reconhecida como um dos mais eficientes projetos de incentivo ao empreendedorismo baseado em planejamento estratégico e foco em resultados.