Por: Tita Pretti | 4 anos atrás

Responde rápido, o que você geralmente escolhe: uma comida saudável ou uma comida saborosa?

10690219_920764134625236_2958302677256831818_n

Para os jaraguaenses André Pavin e Vicente Póvoas, essa sempre foi uma tarefa bem difícil. Cansados de ter que optar entre um tipo de alimento ou o outro, os dois amigos começaram a pensar em maneiras de unir sabor, saúde, praticidade e qualidade… no mesmo alimento!

A ideia cresceu, amadureceu com a chegada de Guilherme e Matheus, e em junho de 2014 surgia o Fino Gourmet Delivery.

fino

Em tempos de uma vida cada vez mais globalizada e tecnológica, dá a impressão que digerimos tudo rapidamente… seja informações que recebemos ou até mesmo a comida que ingerimos. Aposto que você muitas vezes deixou de se alimentar corretamente por causa da pressa, não é?

Na contramão dessa tendência, o Fino Gourmet adotou a filosofia do “slow food”, o movimento que se opõe ao famoso “fast food” e que busca principalmente valorizar os produtos da terra.

“Nossa cozinha tem alma, transmitimos todo nosso carinho e apreço pela alimentação saudável por meio de produtos frescos e, sempre que possível, da região. E isso, para nós, é o FINO”, comenta André.

O negócio começou atendendo a familiares e amigos próximos. Em menos de uma semana, os amigos dos amigos compraram a ideia. E em menos de duas semanas, com a contribuição do famoso “boca a boca”, a procura pelos produtos começou a crescer, demonstrando todo o potencial da ideia que está por trás do empreendimento.

fg

Do real pro virtual foi um passo: hoje, o Fino Gourmet aposta forte na presença online, explorando com bastante zelo as redes sociais e todas ferramentas tecnológicas que ajudam a espalhar o negócio. É possível fazer o pedido por telefone ou através do aplicativo Whatsapp, por exemplo. E a tecnologia também é uma aliada na hora de receber o feedback dos clientes.

“A aceitação do público foi extraordinária e seguimos nos surpreendendo, dia a dia, com o retorno que nos dão. O desafio de satisfazer esses clientes com algo tão particular e cultural, como alimentação, é nossa maior motivação. O que nos faz investir neste ramo é saber que a semente foi plantada, que estamos contribuindo para uma sociedade mais saudável e consciente, através do acesso prático e rápido a alimentos de qualidade”, pontua André.

fg02

As mãos por trás das receitas deliciosas são de André Pavin, Guilherme e Matheus. Os três sócios colocam, literalmente, a mão na massa, para conseguir transmitir todo o prazer que sentem em poder proporcionar saúde em forma de alimentos. Tamanha é a vontade de fazer o negócio crescer que um dos fundadores do Fino, Vicente, partiu rumo à China em busca de novas experiências, ideias e conceitos gastronômicos.

Os chefs Matheus, André e Guilherme

Os chefs Matheus, André e Guilherme

pacoteEmbora a equipe tenha profissionais que atuam nas áreas jurídica e publicitária, todos abriram mão de suas carreiras e rumos para investir no Fino Gourmet Delivery. Além dos cozinheiros, Paulo é o responsável pelo atendimento ao cliente e a dupla dinâmica Paulinha e Brow é responsável pela qualidade no serviço de entregas.

Pensando no futuro, o negócio visa em um momento oportuno o franqueamento da marca. Além disso, está nos planos do empreendimento iniciar uma espécie de rede do bem, de cunho social, visando contribuir para tornar uma sociedade mais justa, digna e saudável para todos.

Pra correr atrás dos sonhos, muitos empreendedores fazem alguns sacrifícios, mas os jovens do Fino Gourmet não encaram dessa forma:

“Claro que nada vem de graça…por trabalharmos bastante, abrimos mão de diversos momentos especiais com pessoas queridas e familiares, de bens pessoais e passamos diversos momentos de dificuldade, porém jamais deixamos de acreditar nos nossos ideais e isso, aliado ao apoio constante e incondicional de nossas namoradas e familiares, nos faz superar, dia após dia, os obstáculos e seguir em busca de nossas metas.”