Por: Tita Pretti | 4 anos atrás

A partir do dia 12 de dezembro, a agência do Ministério do Trabalho de Jaraguá do Sul suspenderá, provisoriamente, a confecção da Carteira Nacional do Trabalho, voltando a oferecer o serviço no dia 5 de janeiro de 2015.

A parada é por um bom motivo: durante esse período, a agência estará se adequando ao processo de troca da carteira do trabalho, já que o documento passará a ser digital em todo o país. Os outros trabalhos da agência, como entrega de carteiras e seguro-desemprego, continuam normalmente. No fim do ano, o atendimento não ocorre apenas nos dias 25 de dezembro e 1° de janeiro.

Sobre a nova Carteira de Trabalho:

O Ministério do Trabalho e Emprego vai implantar no ano que vem a Carteira de Trabalho Digital em todo o país. A novidade está na agilidade em receber e atualizar informações dos trabalhadores na emissão do documento, que poderá ser entregue no ato da solicitação. Para o cidadão, não haverá diferença no documento em si, mas isso garantirá menos tempo de espera para receber a carteira após o pedido.

Segundo o Governo Federal, o novo sistema tem validação nacional dos dados do trabalhador. Isso garante mais segurança ao documento e ao trabalhador, que tem todas as suas informações cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira. A mudança também visa combater fraudes contra os dados.

Com informações do OCP Online.