Por: André Marques | 3 anos atrás

Qual é o horário em que você mais ‘funciona’? De manhã, durante a tarde ou a noite? Aposto que você não sabia disso, mas existe um nome pra esse funcionamento do nosso relógio biológico.

Eles são conhecidos como cronotipos e são divididos entre matutino e verspertino. Se você é daquela galera agitada que sempre dorme e acorda cedo significa que faz parte do grupo do cronotipo matutino.

Agora, se a sua pessoa é do tipo que aumenta muito o ritmo de produção quando chega o final da tarde, você – obviamente – integra a galera do cronotipo vespertino.

Mas o problema reside no fato de que a maioria das pessoas não se encaixa nem em um, nem no outro, e sim em um tipo ‘entre’ esses dois extremos.

Dormir tarde, acordar cedo e ainda ser capaz de produzir cedo, é mais ou menos isso. De acordo com o Dr. Fábio Cardoso, precisamos saber a que grupo pertencemos e adaptá-lo ao mundo, definindo o melhor horário para trabalhar, estudar, para as atividades físicas, para dormir e até tomar remédios. Pode não parecer, mas faz muita diferença no dia a dia.

Ficou curioso? Descubra qual o seu cronotipo através do Questionário do Cronotipo.

Veja a matéria completa aqui.