Por: Tita Pretti | 3 anos atrás

O Senador Luiz Henrique da Silveira, 75 anos,  sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu na tarde deste domingo em Joinville.

Preferências políticas à parte, uma questão é incontestável: o político deixou um legado de obras e crescimento ao Vale do Itapocu. Confira abaixo algumas das conquistas da região que tiveram a influência direta do blumenauense.

??????????????????

– Curso de Medicina em Jaraguá do Sul:

No início de dezembro de 2013, Jaraguá do Sul não constava no edital de pré-seleção das cidades habilitadas para receber o curso de Medicina. O prefeito Dieter Janssen esteve em Brasília, acompanhado do senador Luiz Henrique da Silveira, para participar de uma audiência com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante.

No dia 20, veio a confirmação: Jaraguá do Sul foi a única cidade do Estado selecionada para oferecer o curso. Na época, Janssen enalteceu os esforços do senador peemedebista para viabilizar a conquista.

888628371

– Festival de Música de Santa Catarina

Enquanto governador de Santa Catarina, Luiz Henrique viabilizou que Jaraguá do Sul recebesse a primeira edição do Femusc, em 2006. Na época, ele defendeu que a cidade seria o local ideal para receber esse tipo de festival pela estrutura e envolvimento da comunidade empresarial com a cultura. Em 2015, o Festival de Música de Santa Catarina chegou a sua 10ª edição, consolidado como o maior festival-escola de música erudita da América Latina.

11150374_490647607778296_7110406020229393876_n

 – Arena Jaraguá

Inaugurada no dia 5 de maio de 2007, a Arena Jaraguá foi uma obra do Governo do Estado (durante o mandato de Luiz Henrique), em parceria com a Prefeitura Municipal e a iniciativa privada.

Presente na inauguração do ginásio esportivo multiuso, o então governador destacou que o local se tornaria “uma usina de empregos” e que “obra por si só fala mais que um milhão de palavras”. Em seu discurso, ele afirmou que a Arena seria um divisor de águas para a região, colocando Santa Catarina definitivamente no roteiro nacional de organização de eventos culturais, empresariais e esportivos do Brasil. Na ocasião, ele recebeu o título de “Cidadão Honorário de Jaraguá do Sul.”

Arena-Jaragua-FOTO-Fernando-Coutinho_LANIMA20130517_0065_47
– Pavimentação da Rodovia do Arroz

Em 2007, durante o segundo mandato de Luiz Henrique da Silveira como governador de Santa Catarina, foi inaugurada a pavimentação da Rodovia do Arroz, importante ligação entre o bairro Vila Nova (Joinville) e o município de Guaramirim. O apelido “Rodovia do Arroz” foi dado pelo político, popularizando o nome da SC-413, que é uma importante alternativa de acesso entre as cidades-pólo da região, Jaraguá e Joinville.
A pavimentação era uma antiga reivindicação dos moradores catarinenses e foi esperada pela população por 50 anos.

P1000216

Fontes: 01, 02, 03 e 04.