Por: Sistema Por Acaso | 3 anos atrás

A Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa conta com um acervo de cerca de 42 mil exemplares. Uma parte deste volume é proveniente de doação. Em 2014 a instituição recebeu 1.366 doações, o que, para a responsável pela entidade, Dianne Katie Konell Chiodini, representa uma parceria importante.

“Os livros passam por seleção e são inseridos no acervo da biblioteca, no Casulo, ou aproveitados em projetos como “Leitura no Terminal” e “Biblioteca Convida”.

Há, ainda, os repassados para entidades interessadas, bem como os deixados à disposição da comunidade”, explica. Os exemplares considerados desatualizados ou em péssimo estado de conservação são encaminhados para reciclagem, com verba destinada à compra de novos títulos.

105699737

O Casulo é um micro-ônibus utilizado como biblioteca móvel da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, equipado com televisor tela LCD de 32 polegadas, aparelho de DVD, notebook com acesso à internet, frigobar, ar-condicionado, banheiro e estantes para cerca de 600 livros.

O projeto “Biblioteca Convida” foi lançado em 2012, na Praça Ângelo Piazera, e abriga uma réplica do prédio da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, com disponibilização de livros. As pessoas têm livre acesso às obras, que depois de lidas devem ser devolvidas no local. A intenção do projeto é disseminar o gosto pela leitura.

O projeto “Leitura no Terminal” iniciou em 2011, quando foram instalados expositores com livros, jornais e revistas. O material utilizado é de doações da comunidade e de entidades parceiras da biblioteca.