Por: André Marques | 4 anos atrás

Durante a última semana, você provavelmente começou a ouvir as pessoas começarem a comentar sobre algo chamado Ello. Pode até ser um jeito novo e engraçado de se dizer Hello mas na verdade trata-se de uma nova rede social criada com um diferencial bastante atrativo: ela não possui anúncios.

fagiypoli0ylous3eqmz

Ello está se preparando para ser a “anti-Facebook” e aparentemente as pessoas estão enchendo a nova rede — ao menos estão chamando atenção por isso. Certamente não é a primeira rede social alternativa e pode até ser que seja apenas mais uma tentativa de destronar o Facebook recebendo uma atenção alta demais. Onde essa gritaria toda quer chegar?

A rede social Ello foi criada por um grupo de artistas e designers e atualmente se encontra em versão beta, onde você só pode entrar se for convidado por alguém que já faça parta dela. É uma interface limpa, preta e branca que mostra sua lista de amigos no canto esquerdo da tela com pequenos avatares em forma de círculo e seu feed no canto direito da tela com o que os seus amigos estão postando. Clean e simples, mas o layout está forçando um pouco demais e a experiência do usuário atual é meio que um pesadelo. É assim que o feed de um usuário do Ello é:

pls6w8bynzzra1krtpsn

 

Leva um tempo para se acostumar. Mas o negócio é o seguinte, se você quer ser ‘anti-Facebook’, você precisa ser diferente do Facebook, eu entendo. Na Ello seu feed flui, você pode organizar seus amigos em duas listas: “amigos” e “ruído”. Isso já é um fator conhecido do Google+, só que muit mais simples. Você navega rolando o scroll pra baixo e cima, como a maioria das redes sociais hoje em dia.

A proposta da nova rede social é atuar como freemium, onde o acesso é gratuito mas algumas ferramentas serão pagas, é assim que eles pretendem se manter.

Você pode postar mensagens curtas, fotos e responder seus contatos. Pode adicionar links e outros enfeites, mas sem ‘embeds’ (pelo menos por enquanto). Terá integração com emojis e também oferecerá suporte para GIFs. É assim que sua página de contatos será:

lww4smgulpmg8fcozllz

 

Você já viu esse filme antes. O que eu quero dizer é que Ello pode acabar sendo apenas mais uma comunidade privada voltada para artistas ou privacidade paranoica, se é que vai chegar a isso. Porque, vamos encarar: seus bilhões de amigos estão todos no Facebook, e não vão a lugar algum.

via Gizmodo