Por: Anderson Kreutzfeldt | 4 anos atrás

As redes sociais vem bombando com conteúdo eleitoral. Os candidatos invadiram? Parcialmente, mas com as eleições batendo na porta muitos usuários acabam “perdendo a linha” e deixando todo mundo desconfortável. Mas, na verdade você pode simplesmente estar chateando sem saber. As redes sociais devem ter pessoas politicamente envolvidas sem sombra de dúvida, mas é necessário sempre sabermos que estamos repassando as informações corretas e coerentes sobre os candidatos.

Há espaço para todo mundo expressar sua opinião e motivação política na internet, mas tome cuidado para fazer isso corretamente! Confira abaixo o guia de boa convivência política para os usuários do Facebook:

 

militante_ringueVocê briga com seus amigos por causa de política? Esse pode ser o principal indício de que você excedeu os limites da militância política na internet. Suas convicções políticas e escolha de candidato não podem ser usadas como armas ou motivo de “briga” com seus amigos (e também com quem não é seu amigo). Se você gosta de brigar por causa de política, talvez devesse rever o seu comportamento. Algumas pessoas já devem estar evitando sua companhia por isso (talvez até as eleições acabarem).militante_avatarVocê usa avatar com material gráfico do seu candidato nas redes sociais? Isso não é tão legal quanto você pensa, fera. Melhor parar.militante_textaoVocê costuma postar aqueles textões políticos enormes? É aquela velha história… Passa raiva quem lê, passa raiva quem escreve, quem comenta, quem responde comentário. Ao invés de replicar ou compor um texto enorme, que tal fazer um breve apanhado da sua opinião? E vale sempre pensar se essa opinião realmente precisa ser compartilhada. Todos nós devemos nos expressar, mas o julgamento da necessidade dessa expressão vai de nós mesmos.
militante_facebookCompartilhamento excessivo de posts de candidatos: tudo bem se você achou legal um ou outro post de seu candidato e resolveu compartilhar, mas você não vai mudar a opinião e o voto de seus amigos compartilhando TUDO o que o seu candidato à presidência posta no Facebook. Quem quer se envolver em política, provavelmente irá conhecer as páginas dos candidatos separadamente e tirar as suas próprias conclusões, você não tem a missão de levar esse conteúdo para a timeline das pessoas (pois, convenhamos: quando acontece frequentemente é MUITO chato).militante_correnteCorrentes falsas: você costuma repassar informação política no Facebook sem analisar o conteúdo? Toda notícia deve ser confrontada com uma fonte séria, pois do contrário você pode estar contribuindo na contaminação da internet e até mesmo na opinião política de seus amigos.

Fonte: Portal Vírgula