Por: Sistema Por Acaso | 12/08/2014

voto-regional.4c3f0e1b812a0

Alou moçada, este é um ano importante para todos nós. Passado o frenesí da Copa, enfim podemos ver as atenções sendo direcionadas para as majoritárias e proporcionais que vão ocorrer este ano. A data será dia 5 de outubro, e até lá veremos campanha de candidatos a Presidente, Governador, ao Senado, para Deputado Federal e Deputado Estadual. O que muito nos diz respeito agora e que pode transformar diretamente nossa Região é a eleição de Deputado Estadual, visto que há candidatos daqui concorrendo e com chances de entrada. Começamos hoje uma abordagem mais intensa ao tema política e também à campanha pelo voto regional, acompanhe e apoie!

FIQUE SABENDO
O Deputado Federal
Santa Catarina pode eleger até 16 deputados federais de um total de 513. Infelizmente não teremos candidatos aqui da região. O trabalho dos deputados federais é feito na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde dentre outras funções, cabe a aprovação, alteração e revogação de Leis; sustar atos do Poder Executivo e julgar as contas do Presidente da República. Eles são, praticamente, a segunda linha de comando do país, o que dispensa comentar quanto à importância de alguém de nossa cidade nesse patamar, zelando pelos interesses regionais. No Estado inteiro, concorrendo à estas 16 vagas, temos até então 161 candidatos registrados.

O Deputado Estadual
O deputado estadual guarda as mesmas características de um deputado federal, mas sua atuação se faz com o governador de seu estado (no nosso caso, eles ficam na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, lá em Florianópolis). Da região temos 12 nomes na lista de candidatos ao cargo. O total de vagas disponíveis é 40. Os números podem desanimar, mas um eleitorado consciente e atento aos “candidatos paraquedistas” e sabendo reconhecer os elementos de maior força nas urnas pode, sim, levar nomes daqui para cima.

Acreditamos que a união de toda população do Vale do Itapocú  em torno das candidaturas locais podem sem dúvidas eleger 2, talvez 3 candidatos daqui. Agora é a hora de escolher quem realmente tem chance e fazer valer o seu direito ao voto.

Convidamos todos os candidatos a Deputado Estadual de nossa região a responder uma entrevista, o convite foi feito via e-mail e também através de uma publicação aqui mesmo no Por Acaso.

Abaixo o link para a entrevista de cada um dos candidatos que representam nossa região.

Adilson Braun
Ivo Konell
Vicente Caropreso
Jean Leutprecht
Carlos Chiodini

Agradecemos a participação dos candidatos.