Por: Ricardo Daniel Treis | 6 anos atrás

Os três candidatos a prefeito de Jaraguá do Sul têm uma proposta em comum para a área de segurança. Eles são favoráveis à implantação da guarda municipal para atuar no trânsito da cidade. No geral, o órgão concentraria os trabalhos de organizar, fiscalizar e orientar o que estiver envolver motoristas e veículos.

A aliança O Povo Novamente, da candidata Cecília Konell (PSD), afirma que o órgão possibilitará a preservação do patrimônio público, com os agentes municipais nas ruas. A atual administração não criou a guarda neste mandato porque a prioridade do governo era a recuperação da cidade dos estragos causados pelas chuvas.

Segundo o candidato a prefeito do bloco Nova Jaraguá, Dieter Janssen (PP), a intenção é liberar a Polícia Militar para cuidar da segurança das pessoas e os guardas municipais para melhorar a mobilidade. O pepista destaca que órgão poderá atuar em áreas estratégicas em locais públicos, como escolas e centros de educação infantil.

A Jaraguá Quer Mais, do candidato Moacir Bertoldi (PR), defende o debate sobre o modelo de funcionamento do órgão em audiência pública antes de criar a lei. “O agente de trânsito ou a guarda municipal não vai atuar armados. Eles receberão o poder de polícia somente no que rege o trânsito, e poderão multar e dar observações quando for necessário”.


QUE NÃO FIQUE NA PROMESSA!

Notícia via AN.