Por: Ricardo Daniel Treis | 16/07/2010

Taí o material que publicamos ontem na coluna da FolhaSC, vai tanto pra quem não pegou quanto pra discutirmos na caixa de comentários.

Alou moçada, este é um ano importante para todos nós. Passado o frenesí da Copa, enfim podemos ver as atenções sendo direcionadas para as majoritárias e proporcionais que vão ocorrer este ano. A data será dia 3 de outubro, e até lá veremos campanha de candidatos a Presidente, Governador, ao Senado, para Deputado Federal e Deputado Estadual. O que muito nos diz respeito agora e que pode transformar diretamente nossa Região é a eleição de Deputado Federal e Estadual, visto que há candidatos daqui concorrendo e com chances de entrada. Começamos hoje uma abordagem mais intensa ao tema política e também à campanha pelo voto regional, acompanhe e apoie! Logo mais poremos os candidatos para ouvirem vocês.

FIQUE SABENDO
O Deputado Federal
Santa Catarina pode eleger até 16 deputados federais de um total de 513. Daqui da região temos quatro nomes na lista de candidatos: Airton Sudbrac (PT), Jean Leutprecht (PC do B), Carlos Dias (PRP) e Ivo Konell (DEM). O trabalho dos deputados federais é feito na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde dentre outras funções, cabe a aprovação, alteração e revogação de Leis; sustar atos do Poder Executivo e julgar as contas do Presidente da República. Eles são, praticamente, a segunda linha de comando do país, o que dispensa comentar quanto à importância de alguém de nossa cidade nesse patamar, zelando pelos interesses regionais. No Estado inteiro, concorrendo à estas 16 vagas, temos até então 161 candidatos registrados.

O Deputado Estadual
O deputado estadual guarda as mesmas características de um deputado federal, mas sua atuação se faz com o governador de seu estado (no nosso caso, eles ficam na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, lá em Florianópolis). Da região temos 13 nomes na lista dos até então 355 registros de candidatos ao cargo. O total de vagas disponíveis é 40. Os números podem desanimar, mas um eleitorado consciente e atento aos “candidatos paraquedistas” e sabendo reconhecer os elementos de maior força nas urnas pode, sim, levar nomes daqui para cima.


Alou candidatos, manifestem-se! Queremos seu contato, logo mais iremos promover ações de aproximação com nossos leitores! Eis nosso email: contato@poracaso.com.