Por: João Marcos | 3 anos atrás

Primeiro vamos a um pouco de história, você já ouviu falar nas “Sete Maravilhas do Mundo Antigo”?

Primeiramente, não é nessa lista que está o Cristo Redentor, ok? O Cristo Redentor faz parte das “Sete Maravilhas do Mundo Moderno”, que além dele ainda conta com Necrópole de Gizé (Egito), Grande Muralha da China, Petra (Jordânia), Coliseu (Itália), Pirâmide de Kukulcán (México), Machu Picchu (Peru) e Taj Mahal (Índia).

As-Sete-Maravilhas-do-Mundo-Moderno

As sete maravilhas do mundo antigo são uma famosa lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas erguidas durante a Antiguidade Clássica, cuja origem atribui-se a um pequeno poema do poeta grego Antípatro de Sídon. São elas os Jardins Suspensos da Babilônia, Pirâmide de Quéops, Estátua de Zeus, Templo de Ártemis, Mausoléu de Halicarnasso, Colosso de Rodas e Farol de Alexandria.

Destas, a única que resiste até hoje praticamente intacta é a Pirâmide de Quéops, construída há quase cinco mil anos. Mas isso pode mudar (em partes).

Pirâmide de Quéops

Pirâmide de Quéops

O Comitê Permanente do Egito para Antiguidades, depois de uma reunião no fim de maio que aprovou os planos de reconstrução do Farol de Alexandria. “Os membros aprovaram um projeto antigo submetido previamente pelo governo de Alexandria, que visa reviver o farol”, declarou Mostafa Amin, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, ao jornal egípcio The Cairo Post. Agora, falta somente o aval das autoridades locais para o projeto sair do papel e as obras começarem, na mesma ilha de Faros onde a estrutura um dia esteve – o termo “farol”, inclusive, deriva do nome do lugar.

pharos_alexandria_fischer_von_erlach

Construída por volta do ano 280 a.C. pelo arquiteto grego Sóstrato de Cnido, a torre de mármore servia não apenas para orientar os barcos que navegavam por aquelas partes do mar Mediterrâneo: ela também ostentava o poderio da dinastia iniciada por Ptolomeu I, um dos generais de Alexandre, o Grande, que tomou o poder na região depois da morte do conquistador macedônio, em 323 a.C. A estrutura permaneceu intacta por muito tempo, mas foi sendo gradativamente deteriorada por terremotos entre os séculos III e XII da Era Cristã.

Para se ter uma ideia do tamanho dessa belezinha, ela tem aproximadamente 130 metros, o que equivale a um prédio de 43 andares.

Alexandria_Egypt
Ainda não se tem uma ideia de quando as obras começarão e nem a previsão de quanto tempo levarão para chegar ao resultado final. Mas, por mais que não seja o original, isso com toda certeza será DEMAIS!