Por: Anderson Kreutzfeldt | 19/02/2014

Restauração é um trabalho para poucos e talentosos… Vejam só, 13 esculturas do Santuário Nossa Senhora das Preces em Oliveira do Hospital (Portugal) vem sendo alvo de críticas, embora o responsável pelo restauro tenha declarado que “se enche de orgulho” pelo resultado. As esculturas eram do século XIX. Confiram o antes e o depois: 

826079

Segundo André Remígio, administrador de um grupo que congrega conservadores e restauradores em uma rede social, o caso é grave e foram violadas até mesmo as regras mais básicas de restauro. Ele chegou inclusive a atestar que o caso é mais grave que o de Dona Cecília (o caso “Ecce homo”, na Espanha). De acordo com Remígio, “Essa era inocente e fez o melhor que sabia.” – fazendo alusão quanto as capacidades dos restauradores.

Basílio Martins, tesoureiro da Irmandade de Oliveira do Hospital afirmou estar satisfeito com o trabalho, uma vez que as estátuas estavam “estragadas”, portando rachadelas e não contando com dedos e olhos. Ele ainda admitiu que o santuário não tem dinheiro o suficiente para restaurar as outras capelas, mas que o faria se houvesse. De acordo com ele, todas as 60 esculturas espalhadas pelas capelas precisam de restaurações.

O trabalho foi realizado por Miguel Vieira Duque e os seus alunos da Universidade Sénior de Coimbra. Mesmo assim, Miguel declarou que o trabalho é sua responsabilidade inteiramente.

Fonte: Público (Portugal)


Vamos esperar pelos memes agora…

che-guevara-ecce-homo-humor-jesus-restauracion