Por: Sistema Por Acaso | 3 anos atrás

O primeiro dia do ano é dia de good vibes, de fazer reflexões e planos, de almoçar com a família e, possivelmente, curtir uma ressaca. E é também o dia em que muitas obrascaem em domínio público e podem ser usadas livremente por qualquer pessoa, sem restrições ou necessidade de pagamento ou autorização. É o Dia do Domínio Público.

Em geral, os países tornam uma obra pública no primeiro dia do ano seguinte em que se completam 50 ou 70 anos da morte do autor (aqui no Brasil, são 70; nos EUA, isso varia de acordo com o ano em que a obra foi produzida).

Seguindo as regras próprias dos países de nascimento dos autores, em 2015 caem em domínio público as obras de Kandinsky, Munch e Mondrian, no campo das artes; e, no das letras, Saint-Exupéry e Ian Fleming, entre outros.

Isso significa que, se você copiar a obra, não vai mais estar infringindo direitos autorais – você agora é livre para reproduzir, copiar, criar obras derivadas, remixar e o que mais lhe vier à cabeça. Confira a lista de alguns autores cujas obras foram liberadas neste ano:

Antoine de Saint-Exupéry

A morte do autor de "O pequeno príncipe" completou 70 anos no ano passado - portanto, sua obra agora está em domínio público. Se a obra já é um dos clássicos mais vendidos e traduzidos do mundo, sua popularidade pode aumentar ainda mais.

A morte do autor de “O pequeno príncipe” completou 70 anos no ano passado – portanto, sua obra agora está em domínio público. Se a obra já é um dos clássicos mais vendidos e traduzidos do mundo, sua popularidade pode aumentar ainda mais.

Piet Mondrian

Considerado um dos pintores mais influentes do século 20, Mondrian foi um dos fundadores do chamado 'neoplasticismo'. Suas obras agora poderão ser reproduzidas e recriadas livremente.

Considerado um dos pintores mais influentes do século 20, Mondrian foi um dos fundadores do chamado ‘neoplasticismo’. Suas obras agora poderão ser reproduzidas e recriadas livremente.

Edward Munch

"O grito", de 1910, é o quadro mais conhecidos do artista - e um dos mais famosos do século passado. O próprio Munch fez quatro versões da obra. Imagine a quantidade de novas versões e paródias que poderão ser feitas agora que "O grito" é livre?

“O grito”, de 1910, é o quadro mais conhecidos do artista – e um dos mais famosos do século passado. O próprio Munch fez quatro versões da obra. Imagine a quantidade de novas versões e paródias que poderão ser feitas agora que “O grito” é livre?

Wassily Kandinsky

O influente pintor e teórico russo também tem sua obra em domínio público neste ano. Na foto, "Composição VII", considerada pelo autor sua obra mais complexa.

O influente pintor e teórico russo também tem sua obra em domínio público neste ano. Na foto, “Composição VII”, considerada pelo autor sua obra mais complexa.

Filippo Marinetti

O poeta e autor italiano foi o criador do Movimento Futurista. Na foto, um de seus poemas em uma parede na Holanda.

O poeta e autor italiano foi o criador do Movimento Futurista. Na foto, um de seus poemas em uma parede na Holanda.

Glenn Miller

[youtube_sc url=”http://youtu.be/FAQgXPTekOU”]

Compositor e arranjador importantíssimo da era do swing. Suas músicas agora poderão ser baixadas e tocadas livremente. Dê o play e você saberá do que se trata

Fonte.