Por: Tita Pretti | 4 anos atrás

Neste domingo (12), acontece o treinão solidário da AMA de Jaraguá do Sul (Associação de Amigos do Autista), com concentração na Praça Ângelo Piazera.

O encontro inicia às 9h, com corrida e caminhada para conscientizar a população sobre o autismo. O percurso percorrido será de aproximadamente seis quilômetros.

A população está convidada a vestir uma camiseta azul, cor alusiva à causa. Mas quem quiser vestir a camiseta oficial do Treinão Solidário AMA pode adquirir a peça por R$ 20 na sede da associação, que fica na Rua Gustavo Friedeman, 134, no bairro Vila Lalau.

Mais informações no (47) 3370-1555 ou através da fanpage do CORJA (Corredores de Rua de Jaraguá do Sul), que também organiza o evento.

treinao-AMA-em-1024x680

Sobre o autismo

O que caracteriza o autismo são aspectos observáveis que indicam déficits na comunicação e na interação social, além de comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse. Essas características estão presentes antes dos 3 anos de idade, e atingem 0,6% da população, sendo quatro vezes mais comuns em meninos do que em meninas.

As características do autismo variam de acordo com o desenvolvimento cognitivo; assim, em um extremo há quadros de autismo associados à deficiência intelectual grave, sem o desenvolvimento da linguagem, com padrões repetitivos simples e bem marcados de comportamento e déficit importante na interação social, e no extremo oposto, quadros de autismo, chamados de Síndrome de Asperger, sem deficiência intelectual, sem atraso significativo na linguagem, com interação social peculiar e sem movimentos repetitivos tão evidentes.