Por: Ricardo Daniel Treis | 06/07/2011

Pá, dia 6 de julho, pá, e aí? Cadê a agenda? Vai ter show?

No site da Prefa a notícia mais recente pedia pra esperar, dizendo que até o final desta semana divulgariam a programação completa – o que pra mim só quer dizer que ainda não está pronta, uma lástima. Algo como se a 26 de julho de 2010 nossa Fundação Cultural achasse que Jaraguá fosse parar nos 134 anos pra sempre, e nunca mais ia ter que se preocupar com o forguedo.

Como achei forçado e isso merecia um post, resolví então dar uma cavocada pra ter certeza, e encontrei uma publicação de 28 de junho que dava uma luz:

(…)a programação envolve mais de 40 atividades a serem desenvolvidas no decorrer de julho, entre eventos culturais, esportivos e inaugurações, além da solenidade cívica agendada para o próximo dia 25 – quando o município completa 135 anos de fundação. Nessa data, está prevista uma cerimônia, a partir das 9 horas, envolvendo uma homenagem aos 120 anos da imigração húngara e lançamento de um livro sobre este tema. Na sequência, às 10 horas, iniciará o Desfile de Aniversário, que acontecerá na Avenida Getúlio Vargas, devendo reunir 25 entidades, inclusive com a participação da bateria Escola de Samba Protegidos da Princesa, de Florianópolis, e também com representações dos blocos de Jaraguá do Sul. 

Entre os eventos culturais, além da Feira do Livro – que encerrará no próximo dia 10 -, também são destaques da agenda as apresentações do África Show (dia 16), da Orquestra Viola e Cantoria (dia 23), ambas nas imediações da Fundação Cultural, e o show do grupo Bee Gees cover (dia 31), na Scar. Os organizadores destacam ainda 1º Encontro Nacional de Mestres-salas e Porta-bandeiras, que acontecerá no dia 25, na SER Marisol, reunindo carnavalescos do Rio de Janeiro (Mangueira) e de São Paulo (Vai-Vai), além de Santa Catarina, com representantes das principais escolas de samba de Florianópolis, Joinville, Joaçaba, Itajaí, Palhoça, São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul.

Já entre os eventos esportivos, os destaques são: Campeonato Brasileiro de Basquete Sub-15 Masculino, de 3 a 9 de julho, no Ginásio da Recreativa Duas Rodas; finais do Campeonato Varzerano/2011, na tarde deste sábado (2), na Associação Recreativa dos Servidores Públicos Municipais (Arsepum), onde também serão realizados os Jogos das APPs, neste final de semana (2 e 3); o 2º Duatlo de Jaraguá, no próximo dia 17, no Parque Malwee, mesmo local do Campeonato Sulbrasileiro de Bicicross, nos dias 23 e 24 de julho; e o 2º Passeio Ciclístico Noturno, em 21 de julho, com itinerário envolvendo ruas do Centro e do bairro Vila Nova.

E continua falando, daí de inaugurações de obras.

Vale sentir falta de um showzão gratuito pro povo? Crescido a leite com pêra e ovomaltino, pode ser que eu esteja mal acostumado, mas sinto falta. Porém, como pediram até sexta pra apresentar tudo, então ainda restam esperanças… Vamos ver no que dá.


E quanto à presença cada vez mais constante do samba e visita de escolas na programação, reproduzo a declaração que fiz em fevereiro: “Minha opinião quanto, é um ‘olha, sei lá’.  Deixa rolar, mas assim como esta manifestação cultural é tida como pertinente à cidade, então todas demais devem ser consideradas e ter o mesmo peso em atenção e investimento. Assim role o que rolar, cada tribo terá sua oportunidade de apreciação e exposição, com igualdade.”

Me perdoem a memória curta, mas isso está rolando?