Por: Sistema Por Acaso | 06/02/2015

Dois moradores de Jaraguá do Sul estão internados em um hospital da cidade desde o início desta semana após apresentarem sintomas característicos da dengue.

Segundo o gerente da Vigilância Epidemiológica de Jaraguá do Sul, Dalton Fischer, os exames de confirmação do diagnóstico já foram encaminhados ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), em Florianópolis, e os resultados devem chegar na manhã de hoje. Ambos os pacientes estão em estado estável e já recebem tratamento pela suspeita da doença.

O procedimento demora, segundo Fischer, cerca de 48 horas, contudo, diante da situação atípica vivenciada em Santa Catarina neste início de 2015, com 75 casos de dengue já confirmados, 60 deles em Itajaí, a espera pelos resultados tem sido maior e em alguns casos o diagnóstico pode vir após a alta.

Foto: Lúcio Sassi/OCP Online

Foto: Lúcio Sassi/OCP Online

Segundo Dalton Fischer ambos os pacientes sob suspeita apresentam históricos de viagens, o que pode indicar que, caso os diagnósticos sejam positivos, as doenças tenham sido contraídas fora de Jaraguá do Sul. “Não temos registrados, historicamente, nenhum caso de dengue autóctone, contraído dentro do município.”

No Estado já foram localizados mais de mil focos do Aedes Aegypti. Além de Itajaí, as cidades de Araranguá, Balneário Barra do Sul, Florianópolis, Guaramirim, Itajaí, Três Barras, São José do Cedro, Blumenau, Brusque e Joinville possuem casos confirmados. Este ano foram localizados cinco focos do mosquito em Jaraguá do Sul. No Estado, número supera os 1.200. Em 2014, quatro casos da doença foram confirmados em Jaraguá, todos contraídos fora da cidade.

Via OCP Online.