Por: Max Pires | 27/08/2010

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, na sessão da última quinta-feira (26), dois repasses de recursos para entidades jaraguaenses. A Associação Motogiro Clube de Motociclismo vai receber R$ 40 mil reais para organizar a 17ª edição do encontro Motogiro, que será realizado no Parque de Eventos, no mês de setembro. O time de futebol americano Jaraguá Breakers, através da Associação Jaraguaense de Futebol Americano, receberá R$ 10 mil para a compra de equipamentos e para a disputa do campeonato catarinense da modalidade.

O líder de governo, vereador Ademar Possamai (DEM), ressaltou que o Motogiro é um evento conhecido na cidade, que traz lazer aos munícipes e o dinheiro do turismo para restaurante e hotéis, por exemplo. “Isso mostra o quanto Jaraguá do Sul é diversificadas. Esta é uma cidade que acolhe as pessoas e as mais diversas atividades”, comentou depois de destacar que o evento leva o nome da cidade para os mais diversos cantos do Brasil.

Possamai disse que a contrapartida será a divulgação da logomarca do município na mídia, ou seja, nos jornais, rádios e emissoras de televisão. Segundo ele, é muito importante que o município tenha uma participação no evento, pois é uma forma de incentivar esse tipo de iniciativa. “A maior parte das pessoas que estão por trás disso são voluntárias. O poder público tem de contribuir. Poderia ter colocado a disposição pessoas para ajudar, mas a maneira mais fácil é a transferência de recursos”.

Equipe de futebol americano também é contemplada

Para o líder de governo, o futebol americano é uma modalidade nova na cidade, comparada a esportes como vôlei e basquete. Ele comentou que o trabalho do time Jaraguá Breakers é importante e mostra resultados claros: como o crescente número de pessoas nos jogos. “Muitas pessoas trabalham para fazer com que este esporte tenha cada vez mais participantes. Cada vez mais pessoas prestigiam os jogos e isso tem a ver com o trabalho de vocês”, frisou. “Vemos a necessidade [dois recursos] pela persistência de vocês. Houve uma tramitação burocrática no ano passado, mas espero que agora vocês possam fazer um bom uso dos recursos”, completou.

O vereador Justino Pereira da Luz (PT) lembrou que havia lido em um jornal da cidade que o Jaraguá Breakers está com dificuldades de ter um espaço específico para fazer seus treinamentos. Ele sugeriu que a equipe use o campo do bairro Tifa Martins, ainda em fase de preparação, ou o campo da Associação dos Servidores Públicos Municipais (Arsepum). Possamai respondeu que está buscando junto ao presidente da Fundação Municipal de Esportes Márcio Feltrin (que está acompanhando os Jogos Abertos), com o apoio do vereador Jean Leutprecht (PC do B), uma solução para o problema. “Conversei com o Feltrin, mas ele está em Criciúma e só volta na semana que vem para fazer os encaminhamentos”, disse.

A sessão foi acompanhada por atletas do Jaraguá Breakers e diretores da Associação Motogiro, que aplaudiram os vereadores ao verem os projetos serem aprovados.