Por: Gabriela Bubniak | 2 anos atrás

Não há como negar que para uma pessoa que não sabe fazer baliza (principalmente iniciantes, tipo eu 🙁 ), estacionar é um pesadelo.

Muita gente só aprende a fazer a baliza para passar no teste do Detran, mas depois acaba evitando estacionar o carro em vagas que exijam essa manobra (eu de novo 😛 ).

A baliza realmente depende da capacidade do motorista de manobrar o veículo da forma adequada para que ele caiba numa vaga entre dois outros carros. A baliza perfeita é aquela que fica completamente alinhada com o meio-fio.

parking_FINALTudo depende do cálculo inicial que o motorista faz sobre o espaço disponível para estacionar. Depois disso, basta alinhar o veículo com o carro da frente, deixando uma distância de aproximadamente um braço entre os dois para poder manobrar com mais tranquilidade.

O segredo da baliza é não ter pressa e fazer todos os movimentos com atenção. Antes de engatar a marcha ré, o motorista já precisa ter esterçado todo o volante para o lado da calçada.

O programa Auto Esporte fez uma matéria especial sobre como fazer uma baliza perfeita. Dá uma olhada:

Confira um passo a passo para fazer a baliza perfeita:

1. Pare o carro alinhado com o veículo que está estacionado à frente da vaga, e leve o carro suavemente para frente, deixando o seu retrovisor pouco mais à frente ;

2. Olhe atentamente para ver se não existem carros vindo na direção ou pessoas atravessando atrás do seu veículo;

3. Vire completamente o volante para o lado da vaga;

4. Engate a ré;

5. Movimente o carro lentamente até a traseira do mesmo começar a entrar na vaga. Neste momento, já comece a endireitar o volante e deixe-o reto;

6. Vire o volante todo para o lado contrário à vaga;

7. Alinhe o veículo com a calçada;

8. Movimente o carro dentro da vaga, para frente e para trás, para encontrar a posição ideal. Sempre fique atento ao retrovisor para evitar choques com o carro que está estacionado atrás.

Ainda tá difícil? Pra facilitar, o instrutor de uma autoescola do Rio de Janeiro fez uma paródia muito legal e divertida para ensinar como faz uma baliza. Dá um confere:

Aprendeu? Agora é treinar, deixar o medo de lado e encarar qualquer vaga! 😉

Fonte: Site de Curiosidades