Por: João Marcos | 5 anos atrás

Olhaí mais uma receita deliciosa que nossos amigos do PiP trazem para a nossa página de gastronomia. A receita de hoje é de “Polenta com cheddar, acelga e cogumelos”, olhaí:

Ingredientes:
– sal e pimenta moída na hora
– 1 1/2 xícaras (330g) de polenta
– 2 molhos de acelga com o talos removidos
– 500g de cogumelos selvagens variados, como chanterelles, porcini e morchelas, limpos e cortados grosseiramente, ou inteiros, dependendo do tamanho
– 1 ramo de alecrim fresco, cerca de 15cm de comprimento
– 1 colher de sopa de azeite extra virgem
– 4 colheres de sopa (60g) de manteiga sem sal
– 1 colher de sopa de cebola picada
– 1 xícara (125g) queijo cheddar, ralado ou esfarelado

Preparo:
– Adicione, em uma panela grande, em fogo alto, 8 xícaras de água e 1 1/2 colheres de chá de sal para ferver.
– Adicione a polenta em um fluxo lento e constante, mexendo sempre. Reduza o fogo e cozinhe, mexendo sempre, até que a polenta desgrude das laterais da panela, 40 a 45 minutos.
– Enquanto isso, prepare a acelga e os cogumelos. Leve uma panela grande de água para ferver em fogo alto. Adicione as folhas de acelga, dobrando-os para encaixar, e o raminho de alecrim.
– Reduza o fogo para médio e cozinhe até que a acelga seja facilmente perfurada com um garfo, cerca de 15 minutos. Escorra bem. – Pique grosseiramente, aperte para secar. Reserve.
– Em uma frigideira, em fogo médio-alto, aqueça o azeite e 1 colher de sopa de manteiga. Adicione as cebolas e os cogumelos, frite até que os cogumelos estejam macios, de 8 a 10 minutos.
– Usando uma escumadeira, transfira para uma tigela. Reserve os sucos.
– Quando a polenta estiver pronta, acrescente o restante da manteiga (três colheres de sopa), 1/4 xícara (30g) do queijo, 1 colher de chá de sal e 1 colher de chá de pimenta, cozinhe até a manteiga e o queijo derreterem, 3 a 4 minutos.
– Retorne a frigideira em fogo médio-alto, aqueça os sucos, acrescente a acelga e os cogumelos, cozinhe, mexendo, até ficar bem quente e bem revestido com os sucos. Tempere com 1/2 colher de chá de sal e pimenta.
– Coloque a polenta em uma tigela grande, cubra com a acelga e os cogumelos, polvilhe com o queijo restante. Sirva em seguida.

Serve 6 porções

Essa e muitas outras receitas igualmente deliciosas você encontra clicando aqui. Ou então curtindo a fanpage da PiP no botão abaixo: