Por: João Marcos | 4 anos atrás

“- Ahhh playboy, ahh vai pra Europa, ahhh”… Amigos, pra quem acha que intercâmbio é sóalegria, deixo meu sincero conselho: não é assim que a banda toca por aqui. A não ser que você seja muito rico, o que não é meu caso.

Falo pela experiência de um rapaz aleatório qualquer, que leva uma vida aleatória qualquer na “classe média brasileira”, e que veio pra cá ver se aprende duma vez esse idioma e se, de uma vez por todas, aprende a virar GENTE.

1779812_10200749015047962_1495288406_n

Começo o texto ainda agradecendo a Aer Lingus por estar há mais 20 dias por aqui sem minha bagagem. Querem fazer um favor pro amigo?  Clique aqui e cole a seguinte mensagem no mural da companhia “Please, give João’s baggage back” e me marquem, quem sabe a companhia agiliza algo.

O negócio é que intercâmbio é embaçado e diversas vezes você se pega pensando no que realmente está fazendo e o que está buscando aqui. As diferenças culturais, climáticas e cotidianas, te fazem sentir saudade não só de casa, mas sim de sua zona de conforto.

Aquela mágica de ver a roupa se teletransportar do cesto sujo pro guarda-roupas, a louça que some misteriosamente da pia ou a mesa que faz almoço, realmente fazem muita falta.

Tenho 22 anos e todos eles vividos debaixo do mesmo teto que minha mãe, sei bem como funcionam as questões que citei acima, e muitos dos que estão lendo também sabem.

Mas, apesar da vontade de aprender inglês, acredito que o maior motivo para que eu tivesse optado por fazer um intercâmbio é justamente esse: criar minha independência, ampliar meus horizontes, ter “bagagem” – por mais que a Aer Lingus insista em me deixar sem, badumtssss.

Passar aperto, saber o que é estar na corda bamba, aprender e fazer algo novo todo dia. Isso é o que você mais vai levar de um intercâmbio, isso é o que de melhor você pode tirar dessa experiência.

Em menos de um mês por aqui, já passei por muito perrengue – como mostrei no primeiro texto – mas dudes, faria tudo de novo.

Agora parei de texto com mimimi e a partir da semana que vem vou destrinchar a ilha pra vocês. Pub’s, passeios históricos, museus, pub’s, Guinness, leprechauns, pub’s, zoológico, pub’s…

To publicando algumas imagens no Instagram, pra quem quiser acompanhar a conta é @_jooaom