Por: Izabella Wagner | 25/05/2016

Você conhece o Dia do Desafio? Ele foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. Essa também é uma data utilizada para incentivar as pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável e feliz.

Bom, vocês já sabem que exercício físico é importante para a saúde, né? Ele libera um monte de coisa boa no corpo e ainda aumenta nossa disposição. Quem começa (ou quem recomeça) sempre fala: “Meu Deus! Como pude ficar tanto tempo sem fazer?”.

O desafio da Bella

Mas, convenhamos… é difícil começar! Como deixar a cama pela manhã ou não se atirar nela quando a gente chega exausta do trabalho? Mais difícil ainda, é espantar a preguiça ou recusar um convite para assistir aquele filminho gostoso. No frio então, nem se fala… Por isso, resolvi criar o Desafio da Bella!

Continue acompanhando e descubra as dicas que separei para você se desafiar e começar uma atividade física de uma vez por todas! E se você já pratica alguma, pode usar as dicas para potencializar ainda mais os resultados. Vamos lá?

1 – Escolha uma atividade que te dá prazer

O primeiro passo para escolher a atividade física ideal é entender que o exercício deve estar relacionado à sensação de prazer. A atividade física deve ser prazerosa para que produza resultados ainda mais consistentes. Experimente danças, esportes, academias, lutas ou outro exercício que possa ser interessante para você.

Eu optei pela boa e velha musculação!

Eu optei pela boa e velha musculação!

2 – Crie uma rotina

Verifique a sua disponibilidade para praticar estes exercícios. Você tem tempo pela manhã ou só à noite? Consegue obedecer algum horário específico ou precisa de flexibilidade? Descobrir esses detalhes facilita na escolha da atividade e do local que mais adequado para as suas necessidades.

3 – Fique de olho nos profissionais

O profissional que vai te acompanhar durante os exercícios deve ser credenciado e saber muito bem o que está aconselhando. Ele também poderá agir junto com outros profissionais, como médicos e fisioterapeutas, solicitando exames específicos previamente. Pular o aconselhamento com um profissional pode ser desastroso! Ao invés de uma atividade física, você adotará uma lesão! Olho nessa dica, hein?!

4 – Comece com metas alcançáveis

Pedi para meu coach, o professor de Educação Física, Fabiano Caviquio, formado pela UNIRP (Centro Universitário de Rio Preto), colaborar com esta superdica. Veja o que ele me falou:

“Comece com metas alcançáveis para que você não desista no meio do caminho! Há quem ache que desafios e batalhas são apenas eventos grandiosos, quando na realidade nossa rotina é permeada por eventos simples que exigem de nós grande empenho. As atitudes alimentam hábitos e nossos resultados são reflexos deles! Pequenas vitórias fortalecem nossa vontade e nos dão ânimo para vencer desafios diários em busca dos objetivos! Assim funciona em seu treino e sua alimentação: comece do pouco!”.

1464104645976

5 – Faça o pré-treino correto

Fique atento ao seu pré-treino. Consulte um profissional da Nutrição para lhe indicar a melhor opção conforme seu objetivo e atividade. De quebra, ele pode te ajudar como um todo! Você precisa ter energia para realizar os exercícios e manter-se motivado!

No MEU CASO, não gosto de comer antes do exercício. Sinto-me muito estufada e pesada. Por isso, sempre opto por algo mais líquido, como uma vitamina. Nessas horas, sempre tenho alguém para dividir o lanchinho: meu filhote! 😉

1464104601812

O desafio está lançado!

Agora que você descobriu como despertar a vontade de realizar atividades físicas e aprendeu o que deve fazer para levar esse objetivo a sério, que tal colocar tudo em prática? Conte para mim o que achou das dicas e se já tentou alguma delas!

Um bom começo, ou recomeço, para você que é a pessoa mais importante desse mundo e merece cuidar muito bem dessa máquina maravilhosa formada pelo seu corpo e sua mente!