Por: Max Pires | 25/08/2010

iconesweb

O preguiçoso ditado “uma imagem diz mais que mil palavras” (e suas variantes) já pode ser substituído por “um mapa interativo com centenas de milhares de ícones diz mais que milhões de palavras”. Antes de discordar, dê uma olhada no “Icons of the Web“, projeto que filtrou os favicons (ícones de “favorito” de cada site) da internet inteira e estampou em um mapa interativo.

O resultado foi uma imagem gigantesca, com 37.440 x 37.440 pixels, tamanho suficiente para complicar a vida do seu navegador. Mas as opções de navegação nesse mar de ícones são interessantes. Você pode abrir uma versão reduzida do mapa gigantesco, procurar o ícone de um site específico no campo de busca ou ainda encomendar um pôster impresso de toda essa variedade de formas, cores e logotipos. A opção mais “desbravadora” é ir clicando nos botões de zoom para destrinchar o mapa.

O tamanho de um ícone é proporcional ao número de sites que usam o mesmo “favicon” – segundo dados do ranking Alexa – e não refletem a audiência de cada site. No mapa, os ícones menores têm 16×16 pixels, enquanto o maior (Google) tem 11.936×11.936. O ícone do Por Acaso aparece com 16×16 pixels.

Via GigaBlog.