Por: João Marcos | 05/04/2013

O sistema de prevenção a desastres naturais de Jaraguá do Sul deve ganhar novos reforços em breve. No final da tarde desta quarta-feira, o secretário da Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Marcelo Heinz Prochnow, anunciou que o município irá adquirir nas próximas semanas três novas estações de monitoramento meteorológico. Hoje a cidade conta com seis unidades do gênero, todas da iniciativa privada localizadas nos bairros Barra do Rio Cerro, Rio da Luz, Jaraguá 84, Rio Cerro II, Garibaldi e Jaraguá Esquerdo.

As três novas unidades deverão ser instaladas nos seguintes locais: duas próximas ao Rio Itapocu: uma nas imediações do bairro Vila Machado e outra entre as comunidades de Três Rios do Sul e Três Rios do Norte. A terceira será colocada perto do Rio Itapocuzinho, na altura do bairro João Pessoa. A exemplo dos já existentes, os novos equipamentos vão permitir monitorar o nível de rios, de precipitação pluviométrica (chuva), velocidade e direção do vento e umidade relativa do ar.

“Os novos equipamentos utilizarão o mesmo sistema operacional (foto) dos demais e com eles estarão integrados”, observou Prochnow.

Acrescentou ainda que serão investidos cerca de R$ 55 mil para compra dos equipamentos feita através de processo de licitação que já está sendo executado.

O secretário comentou que as melhorias do sistema de prevenção a desastres naturais devem prosseguir. “Temos um projeto que ainda está em estudo, mas que visa disponibilizar estes dados para as outras plataformas com Ipod, Iphone para que pessoas da comunidade tenham acesso a estas informações.”