Por: Ricardo Daniel Treis | 3 anos atrás

A Secretaria Estadual de Defesa Civil, através do sistema meteorológico Epagri/Ciram, emitiu aviso sobre o risco de descargas elétricas (raios) e de temporal isolado com vendaval para a madrugada e manhã desta quinta-feira (18). O acumulado de chuva previsto é de 30 a 40 milímetros (mm) em média, com pontuais de 60 mm, podendo superar esse valor no Litoral Sul e Norte (região de Jaraguá do Sul). Uma frente fria avança rapidamente por todo o Estado. No período da tarde e noite uma nova massa de ar frio (sistema de alta pressão) começa a estabilizar o tempo no Estado.ch

Para tarde e noite, ventos fortes de sul (60 a 70 km/h) no Estado. Mar agitado com picos de onda de 2,5 a 3,0 metros no Litoral de Santa Catarina e ventos fortes em mar aberto, podendo superar os 80 quilômetros por hora (km/h). Risco de alagamentos em áreas suscetíveis no litoral em horários de pico de maré.

Recomendações da Defesa Civil – Em situações de tempestades com descargas elétricas (raios) e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Previsão para os próximos dias – Na sexta-feira (19) e no sábado (20/06), uma massa de ar frio e seco deixa o tempo estável com sol e poucas nuvens em SC, e temperatura mais baixa, negativa na serra catarinense e de 0ºC a 5ºC nas áreas altas do Estado, com previsão de geada ao amanhecer.

No domingo (21/06), aumento de nuvens no decorrer do dia, com chuva no Oeste e Sul do Estado. OBSERVAÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios).

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Fonte: Epagri/Ciram e CPTEC