Por: Sistema Por Acaso | 4 anos atrás

A Defesa Civil de Joinville está fazendo alerta para a ocorrência de chuva forte em todas as regiões de Santa Catarina a partir da noite de sexta-feira (6), com precipitações que devem variar de 100 a 200 mm, provocando alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis.

A previsão está ligada à formação e deslocamento de uma nova frente fria no Sul do Brasil. A previsão é baseada em informações fornecidas pela Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

Recomendações da Defesa Civil:

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil através do telefone de emergência 199 ou 8910-9056 e também para o Corpo de Bombeiros no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Próximos dias

Sábado (7/6): O tempo segue instável com chuva forte em todas as regiões de SC. Em alguns pontos o acumulado de chuva pode chegar a 100 mm, podendo exceder em alguns pontos.

AVISO: Em função do sistema de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina pode ocorrer temporal isolado com queda de granizo e descarga elétrica. Devido ao acumulado de chuva significativo podem ocorrer alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis.

Domingo (8/6): Passagem de uma frente fria causa chuva moderada a forte em todas as regiões, com acumulado podendo exceder os 100 mm em alguns pontos.

AVISO: Temporal isolado com queda de granizo e descarga elétrica. Devido ao acumulado de chuva significativo podem ocorrer alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis.

Segunda-feira (9/6): Com o afastamento da frente fria, ocorrência de chuva na madrugada, com melhora e presença de sol no decorrer do dia.

Terça-feira (10/6): Massa de ar frio e seco deixa o tempo estável.