Por: André Marques | 02/01/2015

temporalchuvalucio-sassi-9-1024x682

Depois dos vários temporais que provocaram estragos no Vale do Itapocu, a perspectiva é de que novas tormentas castiguem a região. De acordo com a Defesa Civil do Estado, entre a sexta-feira (02) e o sábado (03), uma frente fria em deslocamento a partir da divisa com o Rio Grande do Sul deve causar chuva forte em todas as regiões de SC, oferecendo risco para alagamentos e enxurradas (devido ao acumulado previsto), destelhamentos, descargas elétricas (raios) e rajadas de vento, com possibilidade de queda de granizo de forma isolada.

A Defesa Civil informa ainda que, devido aos altos acumulados de chuva ocorridos nos últimos dias, especialmente nas regiões Oeste e Meio-Oeste, há risco de deslizamentos/escorregamentos pontuais em algumas cidades. Os acumulados de chuva neste período variam de 40 a 70 mm do Planalto Norte ao Litoral Norte.

A Defesa Civil do Estado emite boletins atualizados periodicamente, que podem ser acessados no endereço www.defesacivil.sc.gov.br.

Veja as recomendações da Defesa Civil de Santa Catarina em caso de temporais:

 – Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

– Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

– Deslizamentos/Escorregamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

via OCP