Por: Anderson Kreutzfeldt | 4 anos atrás

Inundação

Atenção: Defesa Civil emitiu alerta para Santa Catarina “Em Estado de Atenção” devido temporais em diversas regiões nas próximas quarenta e oito horas. Leia o comunicado emitido pela Defesa Civil:

AVISO METEOROLÓGICO: Entre a manhã desta quinta (18) e a sexta-feira (19/09), o tempo fica instável com condição de chuva moderada a forte e acumulado significativo em SC, devido à atuação de um sistema de baixa pressão. A chuva mais forte começa a partir do Oeste e se estende para o restante do Estado entre a tarde e noite de hoje. O acumulado de chuva previsto para as próximas 24/48h é de 70 a 80 mm em média, com pontuais de 100 a 120 mm no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões, a previsão é de 60 a 70 mm em média, com pontuais de 80 a 100 mm. A chuva pode vir acompanhada de descargas elétricas (raios) e temporais e granizo isolados. Em algumas cidades há risco de súbita subida de rios e córregos, além de alagamentos em áreas urbanas. Acompanhe atualizações de boletins! Fonte: Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil SC

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: EPAGRI-CIRAM

Quinta-feira (18/09): Céu encoberto com chuva em SC, com risco de temporais.

AVISO: chuva forte com temporais, descarga elétrica e vento forte. Acumulado de chuva entre 60 e 80 mm em média no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, principalmente nas áreas mais próximas ao RS. Nas demais regiões a previsão é de acumulado entre 30 a 60 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores.

Sistema Meteorológico: sistema de baixa pressão entre RS e SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (19/09): Céu encoberto com chuva em SC, melhorando com aberturas entre a tarde e noite.

AVISO: para madrugada e manhã, chuva forte com temporais, descarga elétrica e vento forte. Acumulado de chuva entre 30 e 40 mm em média no Estado. No Oeste e Meio Oeste pontuais podem superar este valor em áreas próximas ao PR.

Sistema Meteorológico: sistema de baixa pressão afastando-se para o oceano na altura do Litoral Sul de SC, com uma frente fria associada à baixa pressão passando pelo PR. Durante a tarde um sistema de alta pressão (massa de ar seco) avança pelo noroeste do RS.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (20), domingo (21) e na segunda-feira (22/09), uma nova massa de ar seco mantém presença de sol, com nevoeiros ao amanhecer no Estado, com pequena chance de chuva isolada no Litoral Sul e áreas próximas no fim de semana.

Qualquer problema deve ser comunicado à Secretaria Municipal da Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

CEMAD (Central de Monitoramento e Alerta de Desastres)
Secretaria Municipal da Defesa Civil
Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul
(47)2106-8209 | Emergência: 199
defesacivil@jaraguadosul.sc.gov.br
facebook.com/pmjsdefesacivil
twitter.com/pmjsdefesacivil
www.jaraguadosul.sc.gov.br/defesacivil