Por: Gabrielle Figueiredo | 07/12/2015

O Jaraguá Futsal (Pericó/CSM/Real Vidros/Kaiapo’s) levantou pela nona vez a taça do Campeonato Catarinense. Na noite de sábado, dia 5, a equipe enfrentou o seu maior rival, o Joinville, na final da competição e venceu de goleada, por um placar de 4 a 0. Os gols foram marcados por Galo (2x), Caio e Yuri.

Com capacidade para mais de oito mil pessoas, a Arena Jaraguá recebeu aproximadamente quatro mil torcedores, que vibraram junto das fiéis e assíduas torcidas organizadas Independente Jaraguá e Barra Jaraguá.

Fotos: Henrique Porto/Sporto

Fotos: Henrique Porto/Sporto

O Jaraguá jogou com a vantagem de um empate em tempo normal e também na prorrogação, se fosse o caso de vitória joinvilense. As vantagens foram definidas no jogo de ida, quando as duas equipes se enfrentaram na casa dos adversários. No turno, o placar foi de 2 a 1, com gols de Dian e Diego. Esta foi a sexta vez que as duas equipes se enfrentam pelo Estadual, anteriormente se encontraram em 2005, 2006, 2008, 2012 e 2014.

O jogo

O canto da torcida embalou o Jaraguá durante toda a partida. O primeiro tempo se manteve equilibrado, com boa marcação e bom jogo de bola das duas equipes. Aos seis minutos veio a primeira grande chance dos jaraguaenses na partida. O capitão Caio chutou cruzado para Diego, que esperava na ponta direita e chutou para o gol, mas o goleiro Dudu defendeu.

A equipe da casa continuou a apostar em uma das suas principais características, o ataque. Aos sete, Galo dominou na meia quadra de ataque e chutou dali mesmo, para cair em cheio nas mãos de Dudu. Quase! Faltando sete minutos para o intervalo, Dian conquistou a bola em um contra-ataque e mandou para Galo que esperava na ponta direita, mas bola insistiu em não entrar, passando pela linha de fundo.

jaragua futsal jogo catarinense

Aos 15, Galo balançou a rede para a alegria do torcedor. Ele recebeu uma bola cruzada de Yuri e abriu o placar da noite de decisão.

Na volta, para a etapa complementar, a igualdade entre as equipes continuou. Aos cinco, uma bola na trave quase fez o placar ficar igual. A torcida da camisa amarela levantou mais uma vez para comemorar o gol. Aos 6 minutos, Galo novamente! Em uma jogada apertada, dentro da área adversária a bola entrou.

Faltando cinco minutos para o fim da partida, o técnico Vander Iacovino apostou no goleiro-linha com Pixote. A equipe visitante pressionou, mas o Jaraguá não se deixou abater. Faltando 1:40 para o apito final, o capitão Caio marcou o terceiro da equipe amarela. Nos segundos seguintes, Yuri marcou o quarto, para garantir o título com goleada.

Placar final: Jaraguá Futsal 4 x 0 Krona Futsal

Com a medalha de ouro no peito, o fixo Galo, autor de dois dos gols jaraguaenses desta noite, considera a equipe muito merecedora do título. “Desde o início demos muita importância ao campeonato. Tínhamos que sair com a vitória, ainda mais diante do nosso torcedor e essa Arena cheia”, comenta. Para ele, esta é uma conquista profissional, mas veio como se fosse um presente de aniversário, já que completou 28 anos nesta sexta-feira (4). “Agora vamos comemorar, porque é muito bom ser campeão”, finaliza Galo.

As defesas brilhantes de Baranha também fizeram a diferença para o time na partida, e rendeu o prêmio de goleiro menos vazado do campeonato.

Com o fim do Campeonato Catarinense 2015, o Jaraguá começa a se preparar para os 55º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que acontecem entre os dias 9 e 18 de dezembro, nos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna.