Por: Ricardo Daniel Treis | 7 anos atrás

Ainda dá tempo de interessados em participar do curso de teatro de bonecos confirmarem presença na atividade, que se inicia no próximo dia 22 na SCAR – Sociedade Cultura Artística. As aulas serão conduzidas pela pesquisadora Mery Petty, da Cia. Alma Livre de teatro de bonecos. Informações pelo telefone (47) 3275-2477 e no site www.scar.art.br.

As aulas acontecem nas segundas-feiras das 19 às 21 horas para alunos a partir de 13 anos e adultos, e nas quartas-feiras das 15 às 16h30min para alunos de 8 a 12 anos.

O objetivo do curso é incentivar a produção de teatro de fantoches e com isso despertar interesse por uma atividade que faz parte da história do movimento artístico de Jaraguá do Sul. Conforme Mery, ao final do curso os participantes realizarão a montagem de uma peça teatral com bonecos de luva.

“Quem alguma vez na vida já não animou uma boneca ou um carrinho, vivenciando naquele momento uma grande aventura na imaginação. O curso vem propiciar essa vivencia, observando as questões técnicas da construção e da manipulação dos bonecos e abrindo um horizonte de possibilidades artísticas e educacionais”, afirma.

Mery Petty é graduada em Educação Artística – Licenciatura e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Atua como atriz, diretora e professora de teatro desde 1987. Atualmente é representante da área das artes cênicas no Conselho de Cultura de Jaraguá do Sul. Foi fundadora do GATS, atuando neste grupo de teatro durante 20 anos, até criar a Cia. Alma Livre em 2007.

Como pesquisadora, foi responsável pelo resgate da história de Margarethe Schlünzen, a “Móin-Móin”, bonequeira que desenvolveu atividades com teatro de fantoches nas décadas de 1950 a 1970 em Jaraguá do Sul, tema de artigo publicado na edição número 3 da revista que leva o nome da precurssora do teatro de formas animadas, editada pela UDESC e SCAR.

Mery é mencionada como uma das referências do teatro de bonecos alemão na 2ª edição do “Dicionário do teatro brasileiro” da Editora Perspectiva – Edições SESC – SP – 2009. Ao lado da pesquisa e da produção cultural, confecciona e atua com bonecos de luva na Arte-Educação desde 1981.

Mais informações podem ser obtidas nos sites www.merypetty.com.br e www.almalivre.com.br.