Por: Tita Pretti | 3 anos atrás

A gente já comentou por aqui que a arte milenar de cultivar árvores da natureza em miniatura permanece viva em Jaraguá do Sul através do Clube Bonsai, que oferece cursos básico para iniciantes que querem aprender tanto a teoria quanto a prática do cultivo.

Pois então, o André – um dos membros fundadores do clube e professor do curso – tem uma notícia boa para você: devido a grande procura pelas aulas, vai abrir uma nova turma para o início de 2015!

Mas tem que correr pra se inscrever, porque as vagas são limitadas (10 participantes no total). As aulas acontecem no dia 17 de janeiro (sábado), sendo das 9h às 12h a parte teórica e das 13h30 às 16h30 a parte prática. Quem se inscrever até o dia 20/12 ganha um desconto e o curso sai por R$ 130. Depois dessa data, fica R$ 150. O valor inclui apostila, planta e arames para trabalho.

Sobre o curso
O curso aborda os cuidados necessários para o cultivo (quantidade de água, luz solar, adubo, ar, poda de raízes e transplante, poda aérea, prevenção de pragas e doenças), as maneiras de iniciar o processo (através de sementes, estacas, yamadori, pré-bonsai e o bonsai) e os diferentes estilos de Bonsai (o mais conhecido é o CHOKKAN, que possui o tronco ereto e outros atributos específicos). Além disso, o participante também aprende a manter a planta sempre bonita, educando a planta com o uso de arames que direcionam e posicionam galhos e tronco.As aulas são ministradas por André C. N. Suzigan, cultivador há 6 anos, estudante da Escola Europeia Bonsai Brasil (tendo como mestre Salvatori Liporace, da Itália) e membro da Associação Paranaense de Bonsai. O bonsaísta também tem plantas para venda, hospital para reabilitação e manutenção.Maiores informações, contatar o André via e-mail no andre.suzigan@hotmail.com ou ligar para (47) 9719-1827.