Por: Anderson Kreutzfeldt | 4 anos atrás

o-SET-YOURSELF-FREE-PSA-facebook

Na minha opinião o exagero realmente tira um pouco da “seriedade” do apelo que está sendo feito, especialmente quando a intenção é justamente “chocar” o público, tentando passar uma mensagem simples.

A campanha abaixo da Learn for Life tem o objetivo de promover a importância da educação e manter as crianças e adolescentes na escola. Uma iniciativa brilhante, mas que pecou pela ambiguidade da campanha.

Basicamente, trata-se de uma cena em que duas garotas matam aula com dois rapazes para curtir uma praia deserta, longe dos problemas da vida cotidiana. Lá, passam a se divertir, sem nenhum problema na cabeça. Até aí tudo bem, certo?

Assista que você não vai entender:
(A explicação está logo depois do vídeo, mas o assista primeiro pra notar como as vezes o tiros sai pela culatra)

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=STHpMUYeznQ” autohide=”1″]

A mensagem ao final do vídeo é: “Isso acontece quando você mata aula. Fique no colégio.”

Nessa altura você já deve ter tirado as suas próprias conclusões sobre o vídeo, mas a minha opinião é a seguinte:

(Se você ainda não viu o vídeo, vá ali em cima e assista. Tem menos de 2 minutos de duração)

Enfim… Dei uma boa passada nos comentários do vídeo até porque tinha achado a mensagem extremamente apelativa e deliberadamente exagerada. Muita gente estava comentando sobre os perigos da vida exterior… Sobre o que acontece quando as crianças deixam a  escola, sobre a mania que os adolescentes tem de ultrapassar os limites e tudo o mais. No fim, já tinha gente viajando muito longe no pensamento. A mensagem da campanha é apenas uma: “Se você matar aula, vai levar bomba!”. 

Como disse…. O exagero acaba na disseminação incorreta da mensagem. Quem tiver interesse de trabalhar em publicidade, já pode aprender alguma coisa com esse episódio. As vezes, quando a mensagem é simples, o mensageiro também precisa ser.

E você, o que achou da campanha?