Por: Sistema Por Acaso | 2 anos atrás

scar

Em qualquer roda de conversa percebe-se que há muita controvérsia quanto aos cenários do Brasil nos dias atuais.

Enquanto alguns reclamam que o país vive uma grave crise econômica, outros menos pessimistas contrariam esta afirmação apontando o desempenho de alguns setores como um termômetro positivo de que o momento é passageiro.

Por outro lado, há quem diga que um dos principais reflexos nas crises econômicas é a redução no consumo de bens supérfluos e até mesmo a menor procura por eventos culturais.

De qualquer maneira, podemos dizer que, seja esta tal crise econômica, social ou política, a verdade é que ela está passando ao largo do Centro Cultural da SCAR. Neste primeiro semestre, e nossa expectativa é que continue assim, os resultados mostram que o desempenho da SCAR é bastante positivo.

Como exemplo do quanto este ano tem sido promissor, em 2015 a SCAR aumentou o número de alunos nas áreas de dança, música, teatro e artes plásticas em 20% em relação ao ano anterior. Hoje somamos quase mil alunos participantes das atividades, sendo mais de 400 com bolsas de estudos concedidas por parceiros da SCAR. No que diz respeito à agenda, o número de eventos e de público apresenta-se até o momento nos mesmos patamares de 2014.

Quem sabe, os números indiquem que pelo menos em Jaraguá do Sul as pessoas estejam enfrentando a tal crise fazendo justamente o contrário do que a lógica determinaria, de reduzir a ida ao teatro, investindo no consumo de lazer, considerando que a cultura é o chamado alimento da alma?

O certo é que temos motivos para comemorar. Isto se deve também ao perfil da nossa comunidade, que tem na cultura uma de suas principais fontes de entretenimento. E também porque a SCAR tem na diversidade de atrações para todos os públicos e gostos um diferencial importante.

Vamos continuar apostando na oferta de eventos com estas características. Até que a tal crise passe logo, porque assim nossos resultados certamente serão ainda melhores. Enquanto isto, sugerimos olhar a agenda e reservar ingresso porque o que não falta é opção de diversão e cultura.

Udo Wagner
Presidente da SCAR – Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul