Por: João Marcos | 6 anos atrás

Laaaaaaast night, sheeee saaaid, Oh, Baby, I fell so down…

[youtube_sc url=”http://youtu.be/jrmtySpO3Fs” width=”640″ autohide=”1″]

Não vi jeito melhor de começar esse post. Nikolai Fraiture e Julian Casablancas, amigos desde a infância alimentavam o sonho de sair pelo mundo e viver da música. Julian é filho do empresário norte-americano John Casablancas, um dos homens mais poderosos dos EUA reconhecido por descobrir e lançar super modelos.

Nikolai e Julian conheceram o guitarrista Nick Valensi e o batera Fabrizio Moretti quando ambos estudavam na Escola Dwight em Manhattan e começaram a dar forma ao fenômeno Indie chamado The Strokes. O último a entrar na nave foi Hammond Jr, que conheceu Casablancas no Instituto Le Rosey, recém transferido para aquele lugar com o intuito de melhorar seu comportamento e se curar de problemas alcoólicos que ele havia desenvolvido com o tempo.

O som feito pela banda muda a partir de cada disco. Enquanto em Is This It a banda mostra um som mais abafado, com traços de rock de garagem, apesar de extremamente melódico. No segundo álbum Room on Fire a banda mostra uma sonoridade mais acelerada em algumas músicas, mantendo melodias constantes. Em First Impressions of Earth a banda começa a experimentar com outros estilos de rock, diferenciando totalmente as ideias lo-fi dos álbuns anteriores, aderindo ao Indie, de uma maneira em que o álbum não possui um estilo musical constante em todas as faixas. Já em Angles, há pequenos traços da música new age junto com o Indie, fazendo com que o álbum também não tenha estilo definido, por ser uma soma de opostos, o new age, que é um estilo musical antigo, com o Indie, que já por sua vez é bem recente.

O grupo tem como grande influência bandas como Velvet Underground, Television, Buzzcocks, Pearl Jam, The Beatles e principalmente Ramones. A maneira de cantar de Julian é muito comparado com a de Lou Reed, do Velvet Underground.

Mas os Strokes também serviram de influência para muitas banda como Arctic Monkeys, The Kooks e The Cribs.

Brandon Flowers do The Killers, se considera um fã incondicional dos Strokes: algumas das famosas canções do The Killers, Brandon utiliza o mesmo efeito da voz de Julian Casablancas. Quando o The Killers começou através de anúncios de jornais feitos pelo guitarrista Dave Keuning, citavam os Strokes como influência clara.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/2QAWcJnA5mU” width=”640″ autohide=”1″]