Por: João Marcos | 03/04/2012

Sempre quis saber o que acontece quando eu escuto essa banda, é inevitável o air guitar e o air drums em grande parte de suas músicas. Quem nunca se pegou fazendo a introdução de Toxicity na bateria, ou tocando Chop Suey na guitarra?

System of a Down (S.O.A.D ou apenas system para os íntimos) é uma banda de rock armeno-americana formada em Glendale, Califórnia em 1992. É composta por Daron Malakian (guitarra, vocais), Serj Tankian (vocais, teclados), Shavo Odadjian (baixo) e John Dolmayan (bateria). São conhecidos pela sua visão política e melancólica de ver as coisas, sempre discursando sobre problemas e injustiças sociais em letras inteligentes e ritmos viciantes.

Suas principais influências são as bandas mais antigas de rock alternativo, mas eles também foram influenciados pelo heavy metal, punk rock, jazz, fusion, música folk da Armênia, rock, rock clássico, blues e industrial. Em 2006, o grupo entrou em hiato por tempo indeterminado, porém em 29 de novembro de 2010 a banda anunciou a saída de hiato em sua página oficial na internet. Em 2011, se apresentaram no último dia do Rock in Rio, fazendo um dos shows mais épicos do festival.

O que eu acho bacana no System é a forma singular de fazer música, não se contentando com o que existe à disposição, muito menos admitindo ser comparada a tal, a banda não se considera parte do cenário do nu metal. O guitarrista Daron Malakian disse em entrevista à Guitar World se sentir satisfeito pela banda não ter sido levada para esse gênero. Durante um show em 2005 ele disse: “Costumam nos chamar de banda de nu metal, agora nos chamam de prog rock. Acho que vão dizer que nós somos qualquer coisa que seja popular.”

Malakian declarou que: “Nós não pertencemos a nenhuma cena”. De acordo com Tankian: “Para mim, System of a Down não é uma banda progressiva. […] Mas não é um típico projeto pop, obviamente. Nós definitivamente prestamos atenção à música para se certificar de que não é algo que alguém já ouviu antes”. A banda já usou uma grande variedade de instrumentos, incluindo o bandolim elétrico, guitarra barítono, guitarra acústica, ud, sitar e guitarra de doze cordas.

Essa singularidade da banda me fascina, e o talento desses caras deu vida pra muitas outras bandas muito bacanas, como Scars on Bradway formada pelo guitarrista Daron, Serart pelo vocalista Serj além de seu próprio projeto solo. Axis of justice é uma super banda criada por Serj Tankian e Tom Morello (Rage Against the Machine), que contava com astros como Flea (Red Hot Chilli Peppers), Chris Cornell e os outros integrantes do System, fundada para promover shows beneficentes com a verba revertida a crianças carentes da Armênia.

Vamos de som então galera, ai vão duas pra essa tarde terminar linda: