Por: João Marcos | 6 anos atrás

Eles eram garotos de Hollywood que descobriram um som diferente. Em retrospecto eles estavam fora do contexto, fora do que havia na época. Eram diferentes. Os Red Hot causaram polêmica desde o início, com suas famosas “Socks on Cocks”, mas por trás da fachada extravagante há uma amizade inabalável. O grupo passou por diversos problemas, que incluem a morte do guitarrista fundador Hillel Slovak por overdose de heroína, e testemunho do quase declínio total de outro guitarrista, John Frusciante. Após a recuperação, com a “nova” formação, o Red Hot Chili Peppers abriu novas trilhas e atingiu seu maior sucesso, se tornando um dos maiores grupos de rock no mundo.

Anthony Kiedis(vocal), Flea(baixo), Chad Smith(bateria) e Jhon Frusciante(guitarra). Bom com certeza esse é um grande line up para se iniciar uma banda de rock, levando-se em conta a história dessas 4 grandes personalidades do rock mundial. Por anos essa foi a formação oficial do Red Hot Chilli Peppers, criada em 1983 na Califórnia.

Jhon Frusciante é considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos, mas por ter diversos problemas com drogas e segundo ele não saber lidar com o sucesso e exposição que o grupo lhe proporcionou, durante sua carreira alternou diversas vezes entre clínicas de reabilitação e shows com a banda. Atualmente ele se desligou amigavelmente da banda em 2009, querendo ministrar sua carreira solo, ele foi substituído então pelo seu apadrinhado Josh Klinghoffer atual guitarrista da banda.

Títulos, honrarias e recordes estão atrelados ao nome da banda no decorrer destes 29 anos de carreira, já venceram 6 Grammy Awards, venderam mais de 65 milhões de álbuns em todo o mundo, sendo cerca de 22 milhões somente nos Estados Unidos.Atualmente a Banda detêm o recorde de mais hits número 1 na Alternative Songs, e mais semanas no topo dessa lista, além de ter nove singles no Top 40 do Billboard Hot 100 (incluindo três no Top 10) e cinco singles número um na Hot Mainstream Rock Tracks. Em 2008, receberam uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. A banda foi nomeada no Salão da Fama do Rock and Roll e será empossado no dia 14 de abril de 2012.

No ano de 2011 tive a oportunidade de acompanhar a última passagem da banda pelo país, eles tocaram no Rock in Rio dia 24 de setembro. Show épico, um dos mais aguardados e aclamados do festival, um dos melhores dias da minha vida, Anthony Kiedis e Flea no auge de seus 49 anos demonstraram muita empolgação e vitalidade mostrando o porque da banda ser considerada um dos maiores ícones do rock em sua geração.

Naquela reunião com a galera nos finais de semana, ainda nos dias de hoje tracks como By the Way, Californication, Otherside, Snow (Hey Oh), Tell me Baby, Dani California, não tem como ficar de fora do set. Hits novos como The Adventures of Rain Dance Maggie e Look Around, inclusos no seu último álbum, mostram que ainda a banda é fiel a suas raízes e não perde essa mania (boa) de fazer com que suas músicas penetrem em nossos ouvidos e seus refrões não saiam de nossa cabeça.

 

Agora la vai pedrada:

 

Pra quem quiser dar uma olhada em como foi o show dos caras aqui no Brasil ano passado, é só clicar aqui em baixo e conferir as fotos.