Por: João Marcos | 6 anos atrás

Um misto de rock alternativo, música clássica, batidas eletrônicas e rifs alucinantes. Bom ao que se resume, MUSE é tudo isso somado ao perfeccionismo e egocentrismo de seu líder Matthew Bellamy.

A banda se formou em 1994 e inicialmente eram conhecidos como Rocket Baby Dolls, quando  Matt, Dom e Chris se inscreveram numa competição musical entre bandas locais – Battle Of The Bands. “Lembro que o primeiro show de verdade que nós fizemos, foi pra uma competição de bandas. Nós éramos a única banda de ‘rock’ inscrita. Todos os demais carregavam um som mais pop, ou até mesmo funk, algo mais dançante“, diz Matt. Mesmo pressentindo a derrota da banda na competição, eles foram em frente e deram o melhor que puderam, aproveitando a vantagem de carregar um rótulo sonoro completamente diferente das outras bandas participantes.

“Nós subimos no palco todos maquiados, mostramos a agressividade e violência do nosso som, e quebramos tudo lá em cima! Acabamos vencendo. Honestamente, acho que essa competição fez com que mudássemos alguns de nossos pensamentos, porque nós viemos para perder, esperávamos perder, e, de alguma forma, não estávamos felizes com essa idéia. Nós percebemos que a emoção e o sentimento que você cria e transmite são tão importantes quanto suas habilidades técnicas. Música está ligada à emoção“ Matthew Bellamy

O sucesso então acompanhou a banda Londrina que se tornou a primeira banda do mundo a fazer um concerto com os ingressos esgotados no recém reinaugurado estádio de Wembley, em Londres, que tem capacidade para mais de 90mil pessoas, em junho de 2007; show este que foi gravado e lançado posteriormente em CD/DVD, com o nome HAARP.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/8tugqHunwDA” width=”640″ autohide=”1″]

Eles já lançaram cinco álbuns de estúdio: Showbiz de 1999, seguido de Origin of Symmetry em 2001 e Absolution em 2003. O álbum de maior sucesso foi Black Holes & Revelations de 2006, álbum que serviu de base para o épico show em Wembley e que ainda garantiu ao grupo uma nomeação para os Mercury Prize e o terceiro lugar na lista “Álbuns do Ano” da NME. A banda lançou seu ultimo álbum em setembro de 2009 intitulado The Resistance.

Em meados de 2010, a banda já tinha vendido mais de 11 milhões de cópias em todo o mundo. Quer saber porque? Escuta isso:

[youtube_sc url=”http://youtu.be/w8KQmps-Sog” autohide=”1″]


E pra quem quiser mais informações a respeito dos caras, tem um fan site show de bola sobre eles aqui no Brasil. O Muse Brasil, vale o clique.