Por: João Marcos | 6 anos atrás

 

Se é pra falar de nostalgia, quem nunca se divertiu com os clipes ou mesmo as músicas melódicas e dançantes dessa banda virtual, onde os personagens animados fazem mais sucesso do que os verdadeiros músicos – sim existem músicos por trás de 2D, Murdoc, Noodle e Russel, lembro que quando descobri isso ainda criança foi tão frustrante.

Gorillaz é uma banda de trip rock criada no ano de 1998 pelo então líder do Blur, Damon Albarn e por Jamie Hewlett, co-criador da história em quadrinhos Tank Girl. A música do grupo é resultado da colaboração entre vários outros músicos, sendo Damon Albarn o único membro permanente.

Seu estilo musical normalmente é classificado como rock alternativo, embora haja muita influência do britpop, dub, hip-hop e da eletrônica.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/RF9fqx4H_Cg” width=”640″ autohide=”1″]

O primeiro álbum da banda denominado Gorillaz, vendeu mais de 7 milhões de cópias colocando-os no Guinness World Records como a Banda Virtual de mais sucesso na história da música. Já receberam mais de 7 vezes o certificado de disco de platina e de dupla platina no Reino Unido e nos EUA, além de já terem vencido Grammys. Hoje contam com mais de 15 milhões de discos vendidos no mundo todo.

Damon Albarn e Jamie Hewlett durante várias entrevistas, documentários, extras e através do livro “Rise of the ogre” contaram a história fictícia do Gorillaz e de seus integrantes, separando-a em fases e cada fase correspondendo a um CD. A história do Gorillaz está envolvida com mistérios através do Kong Studios, comprado por Murdoc e que recebe o nome de seu construtor. O edifício tem mais de 50 salas, um estúdio de gravação, um cinema, vários banheiros e portas secretas. A música que apresentou a banda pro mundo foi:

[youtube_sc url=”http://youtu.be/pF71fAvfm_c” width=”640″ autohide=”1″]

Encontrei na web a história fictícia completa da banda e dos álbuns, é de dar inveja em qualquer DC – hahaha – para quem estiver interessado em ler, é só continuar após o jump.

Fase Um: Celebrity Takedown (1998-2003)

Corresponde ao período em que Murdoc atingiu Stu-Pot (2-D) na cabeça, fazendo-o perder um olho e adiquirindo paralisia cerebral, Murdoc foi sentenciado a trabalhos comunitários e a cuidar de 2-D durante 1000 horas. Em um sábado, Murdoc levou 2-D para dar uma volta e acabou capotando o carro, o que arrancou o segundo olho de 2-D, mas o fez “acordar” da paralisia cerebral. Murdoc acabou descobrindo em 2-D um grande talento para a música. Em seguida, Murdoc encontrou Russel, um estadunidense que viu todos os seus amigos morrerem em uma briga de gangues e logo em seguida teve o espírito de todos eles aprisionado no corpo, ganhando talentos musicais incomparáveis. Mas ainda faltava um guitarrista, que era a namorada do 2-D, mas ele acabou pegando ela e Murdoc se beijando no banheiro, o que resultou na saída dela da banda. Algumas semanas depois, o grupo recebeu na porta do Kong Studios uma caixa enviada do Japão via Fedex e de dentro dela saiu uma japonesa, com amnésia que só sabia falar “Noodle”. Ela se tornou a guitarrista do grupo e esse foi o início do Gorillaz. Depois do sucesso repentino, o grupo se separou devido os integrantes quererem um tempo para “respirar”. Boatos surgiram de que eles estavam gravando um filme, mas Murdoc brigou com todos os diretores e não deu certo. Nesse meio tempo, muitos mistérios começaram a rondar o Kong Studios, como aparição de fantasmas e zumbis ao seu redor.

Fase dois: Slowboat To Hades (2004-2006)

Depois de reabrir o Kong Studios com a promessa de um novo CD, a banda percebe que o estúdio está muito diferente, Noodle foi para o Japão descobrir mais sobre o seu passado em uma ilha flutuante chamada “El Mañana” e Russel consegue exorcisar todos os seus demônios. Noodle descobre que era uma experiência do exército japonês e começa a ser perseguida. A banda se reune no Kong Studios e grava o novo CD chamado “Demon Days”, com toques sombrios inspirados pela atmosfera negra que cerca o Kong Studios, o motivo dessa atmosfera negra só é descoberto depois, quando a banda descobre que existe um buraco para o inferno no interior do prédio do Kong Studios. Depois do lançamento do CD e algumas turnês, o grupo retorna ao Kong Studios que está cada vez mais sombrio. Noodle decide tocar violão na ilha flutuante, justamente no dia em que o governo japonês a ataca, derrubando a ilha em cima do Kong Studios, matando Noodle e fechando a porta do inferno.

Fase Três: Fuga para a ilha de plástico (2007-2010)

Murdoc tenta achar um novo lugar para morar e fazer de lá o estúdio do Gorillaz, em uma viagem ele acaba achando um ponto no meio do oceano Pacífico, onde se reúnem todos os dejetos lançados pelos humanos. Decidido a reunir o Gorillaz, Murdoc faz um contrato com um demônio chamado “BoogieMan” para ele levar 2-D até a ilha e, com uma amostra do DNA de Noodle cria a Ciborgue-Noodle, uma versão malvada da real Noodle. O grupo se reúne na ilha de plástico, mas 2-D mostra-se um pouco depressivo e contrário à ciborgue-Noodle. Sem Russel, que estava sumido, eles aceitam ajuda de pessoas, como Damon Albarn e do The Clash, eles gravam o CD “Plastic Beach”, mas são traídos por Damon Albarn e sua trupe, que acabam monopolizando todos os shows, fazendo Murdoc ficar muito nervoso. Após isso, Murdoc decide voltar até a ilha de plástico, achar Russel, gravar mais um CD e voltar ao sucesso, acabando com Damon Albarn. Nisso, Murdoc se mete em uma perseguição de carros com Bruce Willis e nem nota que estava sendo perseguido por BoogieMan, querendo que Murdoc cumprisse a parte dele do acordo. Russel fica sabendo do retorno do Gorillaz e decide nadar até a ilha de plástico, mas no meio de percurso ele engole muita água do Pacífico, que está muito infectada e fica gigante. No meio do oceano, Russel acha Noodle, boiando em um bote salva-vidas, depois de ter seu navio destruído. Juntos eles vão para a ilha de plástico. Mas em um dia, a ilha de plástico é atacada por Damon Albarn e sua trupe e pelos aviões japoneses, que foram criados por BoogieMan para acabar com Murdoc, mas no meio da batalha, entra Noodle e Russel para colocar um ponto final nessa história.

Fase quatro: Do Ya Thing (2012)

O que aconteceu após Noodle e Russel se reencontrar com o Gorillaz é um mistério, mas o que se sabe é que eles voltaram para Londres e moram em um prédio, ou moravam. No clipe de Do Ya Thing é revelado que 2-D está vivo, Noodle também, o que fez 2-D se sentir feliz novamente, Murdoc também está vivo e batendo em 2-D, além da banda ter que dividir espaço com BoogieMan, que por algum motivo aparece sentado no sofá da sala de estar deles, sem causar confusões maiores. Russel ainda está gigante e dorme no telhado da casa deles, que tem a “El Mañana” amarrada. No final do clipe de Do Ya Thing, 2-D recebe uma notificação de despejo, deixando o destino do Gorillaz incerto para o futuro. Olhaí o último single dos caras:

[youtube_sc url=”http://youtu.be/yNeF30RverQ” width=”640″ autohide=”1″]