Por: João Marcos | 6 anos atrás

Antigamente: – Ahh essa é a banda do baterista no Nirvana não é?
Hoje: – Dave Grohl, o cara mais “legal” do rock e sua banda.

Desfazer a associação e desvincular seu nome a de sua antiga e lendária banda, foi o maior desafio que Dave Grohl teve para deslanchar, já que talento ele tem de sobra. Não que ela tenha vergonha disso, muito pelo contrário, ele se orgulha e muito do Nirvana e de sua parceria perfeita com Kurt e Novoselic, ele próprio deixa isso muito claro em todas as entrevistas em que isso lhe é perguntado, mas a vida continuou e muitos fãs imaginavam que, como fez Novoselic, Dave também encerraria sua carreira musical logo após o trágico fim de Kurt em seu apartamento. Mas graças a deus, isso não aconteceu.

Foo Fighters é uma banda de rock norte-americana que começou suas atividades no ano de 1995, o nome da banda é uma referência ao termo “foo fighter”, usado por aviadores na época da Segunda Guerra Mundial e para descrever fenômenos aéreos misteriosos, considerados OVNIS.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/ZM_X2see_dg” width=”640″ autohide=”1″]

Dave Grohl ficou conhecido a partir de 1991 quando era baterista de uma das maiores bandas de todos os tempos, o Nirvana.

Com o fim trágico da banda em 1994 quando o vocalista Kurt Cobain cometeu o suicídio, Dave superou o acontecido e entrou no Robert Lang’s Studio em Seattle com o amigo e produtor musical Barrett Jones. Com exceção da parte de guitarra de “X-Static” por Greg Dulli do grupo americano Afghan Whigs, Grohl tocou todos os instrumentos das faixas. Atrelado à gravadora Capitol Records pelo descobridor de talentos Gary Gersh (que havia trabalhado com o Nirvana), Grohl teve suas faixas mixadas, sendo que o resultado tornou-se posteriormente o primeiro álbum do Foo Fighters que carrega o mesmo nome da banda.

No começo era apenas um projeto e logo depois de Krist Novoselic recusar o projeto com Grohl com medo de ter comparações com o Nirvana, ele chamou 2 integrantes da extinta banda Sunny Day Real Estate, Nate Mendel no baixo e Willian Goldsmith na bateria.
Pat Smear que foi um membro não oficial do Nirvana após o lançamento de In Utero, foi adicionado como segundo guitarrista, e assim foi formado o Foo Fighters.

Hoje a banda conta com os seguintes integrantes, Dave Grohl guitarra e vocais, Nate Mendel no baixo, Pat Smear guitarra base, Chris Shiflett guitarra solo e Taylor Hawkins na bateria.

Recentemente fizeram uma passagem meteórica pelo Brasil, incendiando a platéia na 1ª edição tupiniquim do festival Lollapalooza. Com um show de mais de 3 horas, tocaram todos os seus clássicos e também as músicas de seu último álbum levando a plateia ao furor quando Dave assumiu as baquetas relembrando os áureos tempos da maior banda grunge da história:

[youtube_sc url=”http://youtu.be/C3VIa_FQ4lA” width=”640″ autohide=”1″]