Por: João Marcos | 6 anos atrás

Depois de muito tempo sem escrever nada nessa coluna, quando volto não chega a ser um “Cresci Ouvindo” ao pé da letra. Criolo não chega a ser um compositor com anos de estrada, como as outras bandas/músicos que citei durante as postagens. Kleber Cavalcante Gomes de 36 anos (24 deles dedicado ao rap) lançou seu segundo álbum de canções “Nó na Orelha”, em maio de 2011, com apoio da Matilha Cultural (centro cultural independente, sem fins lucrativos).

Criolo é multi-talentoso. Compositor de canções contundentes e letras bem construídas, destila versos habilidosos como MC, sem necessariamente utilizar-se de rimas para tal, e profere vocais que surpreendem pela beleza e versatilidade. Paulistano nascido no bairro de Santo Amaro e criado no Grajaú, Kleber Gomes mune-se de agressividade, humor e delicadeza para criar seu aguardado “Nó na Orelha”. Com igual domínio compõe e entoa genêros diversos comosamba, afrobeat, bolero, reggae, rap e romântico. Criador da Rinha dos MCs, uma das festas mais autênticas do hip hop dedicada às batalhas de improvisação, Criolo não deixa de representar sua raíz musical em “Nó na Orelha”.

Nem lembro como foi que conheci o trabalho do cara, mas acho que foi por indicação no ano passado do Vinão cabeça de microfone, grande amigo paulista que veio com essa pérola ae. Quem teve oportunidade de ver um show ao vivo do cara, sabe o quão bem produzido é. As músicas parecem se tornar um mantra durante as apresentações e a forma como ele interage com o público é sensacional. Aí vai a minha preferida do álbum:

[youtube_sc url=”http://youtu.be/igChrVMcqpw” width=”640″ autohide=”1″]

Pra quem ficou curioso para conhecer o som do cara, aqui nesse link você pode fazer o download do CD completo e gratuitamente. Super recomendado.