Por: João Marcos | 7 anos atrás

Banda britânica de rock alternativo, recém completados 15 anos de existência. Arrasa quarteirões e é considerada uma das bandas mais respeitadas do cenário rock mundial, sendo lineup de grandes festivais pelo mundo com um estilo “Coldplay de fazer rock”.

Em 1996 os estudantes Chris Martin (vocalista)  e Jonny Buckland (guitarrista) alimentavam o sonho de todo jovem em ter uma banda, e foi ali nas redondezas da University College London que juntaram-se ao baixista Guy Berryman para formar a banda Starfish. Depois disso o multi-instrumentista e baterista Will Champion entrou para o grupo e deu forma ao que num futuro próximo se tornaria uma das maiores bandas de rock do mundo.

Depois de assinar contrato com a gravadora, Parlophone, passaram a se chamar Coldplay, isso em 1998. Não dão uma origem exata para esse nome, apenas resolveram “mudar” segundo Chris Martin.

Conseguiram fama mundial com o lançamento do single “Yellow” em 2000, seguido por seu álbum de estréia lançado no mesmo ano, Parachutes, que foi indicado para um Mercury Prize. O segundo álbum da banda, A Rush of Blood to the Head foi lançado com várias críticas positivas, vencendo vários prêmios, inluindo o de Álbum do Ano pela NME, e vem sendo considerado o melhor álbum do Coldplay até hoje.

Emde outubro do ano passado, a banda lançou seu quinto álbum de estúdio, intitulado Mylo Xyloto, assim como seus antecessores, o álbum foi um sucesso comercial.

A banda já ganhou vários prêmios da indústria musical ao longo de sua carreira, incluindo seis Brit Awards — vencendo o de Melhor Grupo Britânico três vezes, quatro MTV Video Music Awards, e sete Prêmios Grammy entre vinte indicações. Como um dos recordistas de vendas de discos, o Coldplay já vendeu mais de 50 milhões de discos em todo o mundo.

O estilo musical do Coldplay foi definido como rock alternativo, chegando a ser comparado a Radiohead e Oasis. O vocalista e compositor Chris Martin, rotulou a música da banda como “rock calcário”. As músicas do Coldplay tem sido chamadas de “mediativas” e “azul romântico”; pois Martin “interminavelmente examina os seus sentimentos com a música.” O jogo de palavras líricas de Martin foi chamado de feminista, semelhante à Andrew Montgomery do Geneva.

Consciência social e preocupação com as pessoas carentes é uma das virtudes dos caras, de 17 e 31 de dezembro de 2009, o Coldplay leiloou uma quantidade de objetos significativos da banda, incluindo uma de suas primeiras guitarras, no eBay. As doações foram para a Kids Company, uma instituição de caridade que ajuda crianças e jovens vulneráveis em Londres. Um mês depois, em janeiro de 2010, o Coldplay tocou uma versão ligeiramente modificada de “A Message”, intitulada “A Message 2010”, na maratona especial Hope For Haiti Now, arrecadando dinheiro para as vítimas do terremoto no Haiti em 2010.

O Coldplay vem apoiando ativamente várias causas sociais e políticas, como a campanha Make Trade Fair da Oxfam e Anistia Internacional. O grupo também realizou vários projetos de caridade como Band Aid 20, Live 8, Sound Relief, Hope for Haiti Now: A Global Benefit for Earthquake Relief e o Teenage Cancer Trust.

Vamos de som ae pra animar (ou não) essa quinta: