Por: João Marcos | 7 anos atrás

Banda de rock norte-americana considerada uma das mais influentes e polêmicas da década de 90.  Foi formada em 1991, quando em um bar o guitarrista Tom Morello conheceu Zack de la Rocha atual vocalista da banda. Hoje a banda é formada por esses dois figurões assessorados pelo batera Brad Wilk e o baixista Tim Commerford.

Os críticos observam o RATM como um som ferozmente polêmico, que sempre apresenta em suas letras uma ideologia esquerdista, contra a américa corporativa, o imperialismo cultural, a desigualdade social e a opressão do governo, representando isso em um som que mistura o punk, hip-hop e o trash metal.

Em 1996 alcançaram o primeiro lugar no Top 200 da Billboard com o seu segundo disco, o Evil Empire.  O álbum crítica entre outros, o governo de Ronald Reagan e a relação entre os EUA e a URSS e inclui faixas como Bulls On Parade, People of the Sun, Vietnow, Revolver, Roll Right e Tire Me.

Um dos momentos mais marcantes do Rage Against the Machine aconteceu durante a filmagem do videoclipe “Sleep now in the fire”, em 26 de Janeiro de 2000. O vídeo dirigido por Michael Moore  gravado na entrada da Bolsa de valores de New York, em pleno Wall Street, causou um verdadeiro pandemônio, obrigando a Bolsa de New York a fechar uma hora antes. Os membros da banda acabaram presos.

Em 18 de outubro de 2000 Zac de la Rocha anunciou que iria deixar a banda, dizia que os integrantes já não funcionavam mais como um grupo e que essa situação estava destruindo seus ideais políticos e artísticos individuais. A banda entrou em recesso por 7 anos.

No dia 25 de fevereiro de 2007 então o RATM anunciou sua presença em dois festivais o Rock the Bells e o aclamado Coachella, mostrando que os caras não estavam nenhum pouco fora de forma quebrando tudo em seu retorno.

Em 2010 a banda fez sua primeira apresentação em terras tupiniquins, apresentando-se no festival SWU em São Paulo, sendo a banda mais esperada do festival. Apesar de algumas falhas no som e na organização, o primeiro show em solo brasileiro teve grande impacto e recebeu diversos elogios.

Então né, vamos de som pra agitar esse feriado, air drums e air guitar estão no repertório então toma: