Os antigos romanos já comiam macarrão feito com a mesma farinha de trigo usada atualmente. Era chamado “laganum” ou “lagane”, que originou a palavra “lasanha”. A massa que hoje é consumida em todo o mundo é um típico símbolo italiano, originária do sul do país, na Sicília. De lá se espalhou para outras partes do sul da península itálica, para as outras regiões do país e, com o tempo, para diversos países. Veja algumas receitas de macarrão para experimentar e apreciar todo o sabor:
Espaguete à carbonara
Esse é um dos grandes clássicos italianos. A receita ficou conhecida após se tornar popular entre os soldados norte-americanos na Itália, depois da 2ª Guerra. Com poucos ingredientes, o segredo da receita é saber acertar o ponto da massa e do molho para garantir a cremosidade e suculência que deve ter qualquer macarrão à carbonara.
A receita tradicional leva apenas alguns ingredientes. A água do cozimento, muitas vezes esquecida na hora do preparo, é que irá dar o ponto correto do molho cremoso, que todo o carbonara deve ter. Entre os sabores, estão as gemas de ovos, bacon, parmesão ralado, azeite, sal e pimenta, mas tudo pode variar conforme o chef de cozinha.
Fettuccine Alfredo
O Fettuccine Alfredo é um prato tradicional da culinária italiana. O molho cremoso à base de manteiga e queijo parmesão deixa a massa ainda mais saborosa. A receita leva o nome do seu criador, um italiano chamado Alfredo. O prato deve ser servido logo após o preparo e combina muito bem com qualquer grelhado.
Oficialmente, o Fettuccine surgiu em 1908, por obra do cozinheiro Alfredo Di Lelio ou “Alfredo I”, cuja mulher, Inês, após dar à luz ao primeiro filho do casal, começou a sofrer de anorexia. Temendo pela saúde dela, Alfredo criou uma irresistível porção de fettuccine artesanal, de sêmola de grano duro, em molho cremoso à base de manteiga e parmesão.
Quando ele colocou a receita no cardápio do restaurante, ela passou a ser sinônimo de sucesso e a casa se encheu de clientes. Todas as personalidades do mundo que visitaram a capital italiana até a década de 80 foram saborear o prato no restaurante Il Vero Alfredo.
Macarrão à bolonhesa
O perfume de carne refogada, tomate e manjericão fresco são marcas registradas do delicioso molho à bolonhesa, que serve de base para diversos tipos de macarronada, desde o tradicional spaghetti à bolonhesa às massas de fornos gratinadas.
Em meados de 1800, a carne começa a ser moída após o cozimento e, aos poucos, deixa de ser servida à parte e passa a ser usada como molho para a massa. No mesmo período, o escritor Pellegrino Artusi, autor do principal livro de receitas italianas, sugere a adição de salsão, cenoura e cebola para dar mais sabor à carne e de outros ingredientes opcionais, como cogumelos secos, trufas, fígado de galinha e leite.
A evolução da receita se completou ao longo de 1900 quando ocorreu uma transformação decisiva e a massa curta – em particular formatos como o rigatoni – foi substituída pelo tagliatelle, o tomate virou ingrediente fixo e, além da bovina, a carne suína também entrou no preparo.
Com frutos do mar
Os frutos do mar são alimentos exóticos considerados iguarias de luxo. Se tornaram populares na indústria alimentícia e muitos restaurantes especializaram-se no segmento, colocando-os inclusive em massas.
O macarrão com frutos do mar é um preparo clássico, bastante apreciado na culinária italiana e espanhola, que pode protagonizar ocasiões especiais, como um jantar diferente e sofisticado durante a semana.
Por ser um preparo saboroso e super refinado, essa receita costuma ser feita com vários tipos de pescados e molhos diversos, sobretudo em países que têm o pescado como proteína principal do dia a dia. Lula, camarão e mexilhão são algumas das opções mais comuns.
Reunir pessoas especiais para degustar um prato saboroso e bem preparado é uma ótima forma de criar memórias inesquecíveis. Jaraguá do Sul tem vários restaurantes para almoçar ou jantar, com as mais diversas especialidades e verdadeiros banquetes para todos os gostos. Tem lugares especializados em frutos do mar, carnes, culinária oriental, italiana, caseira e várias outras opções. Conheça alguns em setemelhores.com.